“Mapa da Cultura” é lançado em evento no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande
Foi oficialmente lançado na noite da última quarta-feira (23) o “Mapa da Cultura”, iniciativa da Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Economia Criativa (SMCEEC) em parceria com professores e alunos do curso de Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande.
O trabalho de desenvolvimento do “Mapa da Cultura” vem sendo realizado nos últimos dois anos. A ideia da elaboração de um mapa digital que georreferencie agentes do setor de cultura no município do Rio Grande e estivesse acessível à comunidade rio-grandina surgiu a partir de uma análise do Plano Municipal de Cultura por servidores da SMCEEC, visando ações que poderiam ser executadas em benefício do setor cultural.
Em fala durante a cerimônia de lançamento do “Mapa da Cultura” o Secretário e Cultura do Município, Luís Henrique Drevnovicz, salientou qualidades do projeto. Segundo ele, o Mapa é uma ferramente segura e consistente de utilidade pública que auxiliará na formulação de políticas públicas para o setor no município.“É importante que entendamos onde estes atores (do setor cultural) estão e onde é preciso se investir em cultura na cidade, atendendo as necessidades de todos.” afirmou.
O Mapa da Cultura é apontado por seus desenvolvedores como instrumento para o setor cultural, sendo um meio e não um fim em si mesmo, necessitando de trabalho constante para seu pleno funcionamento e o empenho não só dos atores públicos como também da participação da comunidade envolvida com a cultura no município. “Costumamos dizer que o projeto nunca estará finalizado já que ele precisa constantemente ser alimentado com novas informações”, afirmou Victor Pinheiro, servidor da SMCEEC e responsável pelo projeto.
Participaram do desenvolvimento do Mapa, além de servidores da SMCEEC, os professores do curso de Geoprocessamento do IF-RS, Delnir Monteiro de Lemos e Carolina de Oliveira Claro, juntamente das alunas e bolsistas, Deise e Taís. Para Taís Miguel, estudante do último semestre do curso integrado de Geoprocessamento no IF-RS e bolsista junto à SMCEEC, participar do desenvolvimento do “Mapa da Cultura” foi uma experiência completa e desafiadora que possibilitou o entendimento de seu curso na prática. Taís, que é praticante de Teatro há 7 anos, entende o projeto como uma ferramenta com potencial de trazer benefício para todo setor cultural do município, atuando desde uma plataforma de exposição dos agentes do setor até como instrumento para auxílio no desenvolvimento de políticas públicas municipais.
O “Mapa da Cultura” está disponível no subportal da SMCEEC, dentro do site da Prefeitura do Rio Grande. Na página web também consta o formulário para inscrição no mapa. Alterações nas informações já contidas no Mapa poderão ser realizadas mediante comunicação com a Secretaria via e-mail.
Link de acesso ao subportal da SMCEEC no site da Prefeitura do Rio Grande:
→ https://riogrande.atende.net/subportal/smceec-cultura-esporte-e-economia-criativa
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp