Março Lilás promove diálogo sobre mulheres com deficiência na sexta-feira (28)
Como parte da programação do Março Lilás, a Prefeitura do Rio Grande promove, nesta sexta-feira (28), uma roda de conversa “Mulheres com deficiência na luta por empoderamento e autonomia”, tema proposto pela Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades. A atividade acontece no Salão Nobre Deputado Carlos Santos a partir das 9h.
De acordo com o coordenador Rafael Carneiro, o tema das mulheres com deficiência costuma ser bastante invisibilizado, tanto dentro dos movimentos de mulheres quanto nos movimentos de pessoas com deficiência em geral. “Então a ideia é dar visibilidade para esse tema, trazer o protagonismo das mulheres com deficiência para que a gente possa abordar mais e melhor o tema e trazer isso para a discussão sobre os direitos das mulheres. Especificamente sobre as necessidades das mulheres com deficiência, já que são diferentes deficiências”, avalia.
Pensando nisso, a iniciativa terá como convidadas quatro mulheres com deficiência que irão compartilhar suas experiências quanto à inclusão, acessibilidade e enfrentamento ao capacitismo. Confira:
- Ana Paula Moreira – mulher surda, vereadora no município de Bagé;
- Deise Falcão – mulher com transtorno do espectro autista e altas habilidades, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (COMDES);
- Luize Dorneles – mulher cega, professora da rede municipal de ensino;
- Marina Marandini – mulher com síndrome de Down, artista plástica e participante da Expedição 21.
Além do público com deficiência e representações de entidades do setor e de instituições de direitos humanos, Carneiro também reforça a importância da participação da comunidade em geral para que a população possa se apropriar do enfrentamento e colaborar no debate para a construção de políticas públicas mais qualificadas para a área.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp