Maternidade da Santa Casa do Rio Grande está fechada desde sexta-feira (13)
Também não estão sendo realizadas internações pediátricas
A Maternidade da Santa Casa do Rio Grande está fechada desde sexta-feira (13). Também não estão sendo realizadas internações pediátricas. O motivo é devido à paralisação dos médicos obstetras e pediatras que decidiram interromper o atendimento enquanto não recebem. Os salários da folha médica estão atrasados desde janeiro deste ano.
A Santa Casa do Rio Grande disse que fará o pagamento da folha médica em atraso até sexta-feira (20). Cerca de 1,2 milhão de reais que são oriundos do adiantamento de R$ 14 milhões do Fundo Ambiental do Porto do Rio Grande que será destinado ao hospital.
Promotoria de Justiça se reúne para tratar sobre a situação da maternidade
Na tarde de sexta-feira, 13, o promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan se reuniu com o Deputado Thiago Duarte, com a médica Ginecologista e Obstetra, chefe da Unidade da Saúde da Mulher do HU-Furg Tânia Fonseca e com os representantes do Conselho Municipal de Saúde para tratar do serviço de saúde pública no município. A reunião ocorreu devido aos frequentes problemas relacionados à maternidade da Santa Casa do Rio Grande.
Após a reunião na Promotoria de Justiça, o grupo se dirigiu ao hospital para conversa com o presidente Renato Silveira e a equipe de direção da entidade. Segundo a Promotoria de Justiça do Rio Grande, as tratativas se deram acerca da atual situação da Santa Casa do Rio Grande, da manutenção do atendimento da maternidade, entre outros temas, produzindo-se encaminhamentos de esforços futuros para a solução dos problemas discutidos.
Situação da maternidade da Santa Casa do Rio Grande
Desde setembro de 2021 a Santa Casa do Rio Grande tem realizado sucessivos fechamentos da maternidade. Segundo a instituição, os motivos sempre decorrem devido à dificuldade em conciliar a escala médica.
O Conselho Municipal de Saúde manifestou-se em abril deste ano relatando que a Santa Casa do Rio Grande pretendia encerrar os atendimentos da maternidade pelo SUS.
Em face da possibilidade de fechamento, diversas tratativas entre a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ªCRS), a Secretaria de Saúde do Estado, a Secretaria de Saúde do Município, a Santa Casa e o Hospital Universitário HU-FURG passaram a ser realizadas.
Ficou decidido em abril deste ano que a Santa Casa do Rio Grande deve atender pacientes de baixo risco das cidades de Rio Grande e São José do Norte, sendo descredenciada como referência de outros municípios que passariam a realizar os partos em suas cidades. No entanto, apesar da decisão, a Santa Casa do Rio Grande já precisou fechar inúmeras vezes sob a justificativa de não conseguir cumprir com a escala médica.
O HU-Furg é responsável por atender pacientes de alto risco gestacional em toda a região e tem sofrido com frequente superlotação, precisando inclusive fechar para pacientes de baixo risco, por não possuir leitos disponíveis.
O HU informa que ainda possuía na tarde desta quarta-feira (18) leitos disponíveis para o atendimento de obstetrícia.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação