Médica rio-grandina é destaque internacional na atuação da área acadêmica
A médica pneumologista rio-grandina Mara Rúbia André Alves de Lima foi incluída na WIA Report (Women In Academy Report) que lista as mulheres de destaque na área acadêmica. A distinção foi concedida devido a atividades desenvolvidas pelo período de imersão de mobilidade acadêmica na Rutgers University, nos Estados Unidos.
Entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, a pneumologista rio-grandina concorreu e ganhou a vaga para atuar como professora visitante do Programa Fulbright, na disciplina de Saúde Global, na Rutgers University, nos Estados Unidos.
Sua atuação na Rutgers foi reconhecida e ela foi nomeada para a seleta lista do WIA Report, um relatório que destaca mulheres de sucesso no mundo acadêmico. O Relatório Mulheres na Academia (WIA Report) monitora e relata ações de mulheres em todas as áreas do ensino superior, discutindo questões importantes para a equidade de gênero, relatando casos de discriminação de gênero e identificando faculdades e universidades que apostam na criação de mais oportunidades para as mulheres.
Mara Rúbia é formada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e atua na pneumologia, ela foi uma das quatro mulheres destacadas no documento da WIA Report.
Mara Rúbia conversou com a nossa equipe e declarou “sou rio-grandina com muito orgulho e paixão, visitando todos os anos minha cidade e o Cassino”.
A médica contou que o reconhecimento internacional foi motivo de alegria e orgulho: “Para uma apaixonada por educação em saúde como eu, isto faz meu coração bater mais feliz ou faz meus pulmões respirarem mais profundamente, já que sou pneumologista”.
Devido ao vínculo criado durante o período em que Mara Rubia trabalhou como professora visitante na Rutgers University, duas professoras americanas estarão participando do XXV Simpósio Internacional de Doenças de Inverno, em Gramado, nos dias 5 e 6/8/2022. Elas também visitarão a UFCSPA e a Santa Casa de Porto Alegre, fazendo conexões entre as instituições e oportunizando o intercâmbio de estudantes.
Trajetória profissional e acadêmica
Mara estudou em Rio Grande desde a educação infantil até o ensino superior em medicina. Estudou na escola Cristo Rei e no Colégio Juvenal Muller até ingressar e se formar em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
É pneumologista com foco nas doenças que provocam tosse crônica e também em Educação Médica. É mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (realizado parte na Universidade de Toronto, no Canadá). Foi professora na Faculdade de Medicina da UFRGS e pesquisadora clínica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Atualmente é professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Além de professora da UFCSPA, a pesquisadora é coordenadora da Liga de Pneumologia, professora do Projeto de Extensão de Combate ao Tabagismo, professora voluntária do Projeto Rondon, além de membro do Comitê de Internacionalização e do Núcleo de Inclusão e Diversidade da Universidade.
Em 2020 e 2021, foi mentora de dois grupos de estudantes da UFCSPA que tiveram a oportunidade de participar de projeto da Yale University, nos Estados Unidos.
Em 2021, Mara Rubia recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Melhores Práticas em Medicina da AMRIGS, na categoria universidade pública, com projeto desenvolvido com estudantes da UFCSPA, incluindo um Programa de Iniciação à Docência.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Arquivo Pessoal