Memorial Cine Dunas será inaugurado nesta segunda-feira (16) no campus Carreiros da FURG
Aberto à comunidade, espaço reúne itens originais do acervo do último cinema de calçada da região; curta-metragem será exibido em sessão especial
O segundo andar do prédio das Pró-reitorias da FURG abrigará oficialmente, a partir desta segunda-feira, 16, o Memorial Cine Dunas. Reunindo itens que pertenciam ao acervo original do último cinema de calçada da região, o espaço será aberto à visitação pública de forma gratuita.
A cerimônia de inauguração acontece a partir das 18h30, com uma sessão gratuita de “Cine Dunas” (2024). Dirigido por Karina Macedo e Vera Mayorca, o documentário em curta-metragem recentemente fez sua pré-estreia no encerramento da 6ª Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande.
O Memorial promove uma nostálgica viagem no tempo especialmente para quem viveu, entre 2005 e 2021, as sessões de cinema na sala localizada na principal avenida do balneário Cassino. Entre os itens que podem ser conferidos pelo público, está o projetor Bauer em 35mm, fabricado na Alemanha na década de 1940, além de parte da tela original, o expositor luminoso que ficava instalado na fachada do prédio, rolos de filmes em película e as cadeiras vermelhas que davam o toque característico à sala. O tablado onde ficam os assentos foi construído pela equipe de marcenaria da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra).
“Agradeço todo o apoio da Prefeitura Universitária na criação deste memorial. É cada vez mais importante a criação desses espaços de memória dentro da nossa universidade”, ressalta o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado.
Cartazes de cineastas como Orson Welles e Francis Ford Coppola decoram as paredes; na sala ao lado, há uma mesa de sinuca. No dia da inauguração, também serão expostos cartazes de filmes e festivais. Após a exibição do curta, será realizada uma roda de conversa sobre a história do Dunas com a presença dos fundadores e ex-proprietários Cleiton Abreu e Janete Jarczeski.
Doação à FURG
Localizada em um sobrado de arquitetura espanhola na Avenida Rio Grande, a sala de exibição do Cine Dunas possuía capacidade para 120 lugares. A programação em cartaz alternava blockbusters e filmes alternativos, nacionais e europeus, o que dava ao Dunas um caráter mais abrangente de público, incluindo muitos turistas em visita ao balneário. Tão logo o cinema deixou de funcionar, com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, uma parte do acervo foi doada à FURG pelos proprietários.
Secom FURG
Foto: Fernando Halal/Secom FURG
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp