Mês da Proteção promove exposição de trabalhos de crianças em acolhimento no Praça Rio Grande Shopping
Como parte da programação do Mês da Proteção, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), e em parceria com os demais apoiadores, está promovendo uma exposição especial no Praça Rio Grande Shopping. É a Amostra Cultural Mês da Proteção, uma exposição de trabalhos desenvolvidos por crianças e adolescentes que, em sua maioria, são atendidas pelas casas de acolhimento no Município. A ação conta com a participação de jovens de instituições como Casa do Menor, Orfanato Maria Carmen, Lar da Criança Raio de Luz, Casa da Reintegração, Abrigo Residencial Laço de Amor e Residência Inclusiva, além do envolvimento do Conselho Tutelar, da Mansão da Paz, da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMAR), dos CRAS, CAPSI, entre outros. A exposição começou nesta quinta-feira, 20, e fica disponível no Praça Rio Grande Shopping até o domingo, 23, das 15h às 20h.
De acordo com a Coordenadora da Proteção Especial de Média Complexidade da SMCAS, Angela Prieto, que tem trabalhado diretamente com a organização do Mês da Proteção, diversas atividades foram desenvolvidas com as crianças em acolhimento, como a apresentação de uma peça teatral, sempre com a temática do mês da proteção. “Essas atividades serviram como preparação para elas produzirem os desenhos. Assim como foi feito com as crianças dos abrigos, também ocorreu com os moradores da Residência Inclusiva. O objetivo é que elas participem de uma forma mais ativa do mês da proteção, com protagonismo. E fizeram um trabalho muito bonito mesmo”, destacou.
A Coordenadora também revelou sua expectativa a respeito da ação e comentou sobre a grande participação de instituições na atividade. “O Shopping foi um grande parceiro, nos deu espaço com bastante visibilidade. Acredito que, neste ano vamos conseguir atingir um maior número de pessoas, mostrando trabalhos que foram feitos com o envolvimento de um número bem grande de instituições. A mostra também conta com outras instituições, como as pessoas atendidas pelo CAPSI, trabalhos de outras instituições que foram enviados para serem expostos e vários banners divulgando as os apoiadores do mês da proteção”, disse.
Ela ainda acrescentou que no domingo será realizada uma ação de encerramento da mostra, a partir das 17h. Será uma roda de conversa, com limitação de público, para diálogo sobre essa e outras ações desenvolvidas no Mês da Proteção, e que também irá contar com uma apresentação de música ao vivo.
O Mês da Proteção é uma campanha que tem o objetivo de mobilizar a comunidade rio-grandina e convocá-la para o engajamento e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação segue a campanha nacional sobre o tema, nomeada “Faça Bonito”, e é alusiva ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970 em 18 de maio de 2000.
A ação tem importante apoio de representativas entidades atuantes no município, que estão integrando essa grande campanha em prol do cuidado e da atenção com crianças e adolescentes. Toda a programação (disponível em anexo), é fruto de uma construção coletiva, com participação, além da Prefeitura do Rio Grande (SMCAS, SMS, SMED e SeCult), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica); Furg; Faculdade Anhanguera do Rio Grande; Instituto Proteja; Sest-Senat; Conselho Tutelar; Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande (Amar); Mansão da Paz; Lar da Criança Raio de Luz; Casa do Menor; Orfanato Maria Carmem; CTG Guapos da Querência e Shopping Praça Rio Grande.
Os parceiros e apoiadores da campanha também estão se revezando para recepção do público e explicação sobre a proposta. Hoje, essa responsabilidade esteve com integrantes do CTG Guapos da Querência.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: SMCAS