Mês das Hepatites Virais: Campanha incentiva prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites
Em alusão ao dia 28 de julho – Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Saúde (SMS) e do Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais, estará promovendo a campanha “Mês das Hepatites Virais”, durante todo este mês de julho. Tendo como objetivo potencializar e realizar ações com orientações, oferta de testes rápidos para detecção das hepatites B e C e vacina contra a hepatite B.
As Hepatites B e C são doenças infecciosas causadas por vírus, que afetam principalmente as células do fígado, causando inflamação, e até mesmo podendo levar à cirrose e câncer do fígado. As principais formas de transmissão são por contato sexual desprotegido e por contato com materiais contaminados por sangue. As hepatites virais raramente apresentam sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabem que tem hepatite. Por isso, a importância da realização dos exames específicos para hepatites B e C.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites virais são responsáveis por cerca de 1,4 milhões de óbitos por ano no mundo todo. No município do Rio Grande, de 2015 a junho de 2018, foram notificados 1.465 casos de hepatite C. O novo protocolo do Ministério da Saúde garante tratamento para hepatite C, independente do grau de lesão hepática.
Com o apoio de demais parcerias, a campanha pretende conscientizar a população através da divulgação e distribuição de material informativo acerca do tema, levando informações sobre a importância do diagnóstico e tratamento das hepatites. Sendo potencializadas as atividades nas unidades básicas de saúde e as ações de diagnóstico e prevenção para populações específicas e a população em geral.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à HIV/AIDS, Claudia Borges, a campanha reforça a importância das pessoas buscarem a prevenção, o diagnóstico e o tratamento para estes agravos. Dentro da programação do Mês das Hepatites Virais está a capacitação sobre hepatites virais para manicures, barbeiros e tatuadores. Bem como, oficinas especificas para profissionais rodoviários e da área portuária. Além do seminário “Sensibilização sobre hepatites virais” com o Dr. Dimas Kliemann, tendo por objetivo sensibilizar os profissionais da saúde sobre hepatites virais, diagnóstico e tratamento.
Dessa maneira, a proposta da campanha é construir ações de prevenção às hepatites virais, ampliando a oferta de testes rápidos e incentivando e ampliando a investigação diagnóstica.
O diagnóstico é o primeiro passo para a cura. Procure uma unidade de saúde e solicite os testes rápidos para hepatites B e C e também os testes para HIV e sífilis. O exame é gratuito, sigiloso e direito seu. O tratamento está disponível e é gratuito. Confira os locais das Unidades de Saúde no folder em anexo.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Divulgação