Mesmo durante a pandemia, Portos RS apresenta crescimento de 4,89% no primeiro quadrimestre do ano e apresenta o melhor mês de abril dos último 5 anos
O transporte de cargas nos três portos (Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande) do Estado tiveram um crescimento de 4,89%, somando mais de 11,8 milhões de toneladas movimentadas
Resultado positivo foi puxado pelas exportações de soja no Porto do Rio Grande, que registrou um aumento de mais de 67% em relação ao mesmo período do ano passado. A Superintendência dos Portos do RS divulgou, o resultado da movimentação dos portos públicos gaúchos nos quatro primeiros meses do ano de 2020, e constatou uma série de realizações que devem ser comemoradas. O transporte de cargas nos três portos (Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande) do Estado tiveram um crescimento de 4,89%, somando mais de 11,8 milhões de toneladas movimentadas.
O Porto de Pelotas, no quadrimestre, também teve um expressivo aumento em sua movimentação de toras de madeiras. Com a movimentação de 306 mil toneladas nesses primeiros quatro meses de 2020 verificou-se um crescimento de 14,83% comparada ao primeiro quadrimestre do ano de 2019 que foi de 266 mil toneladas. Outro produto que sempre é um destaque no porto pelotense é o embarque de clínquer, que aumentou mais de 26%. O Porto de Pelotas teve o maior aumento percentual total no período, incrementando mais de 15% o embarque de mercadorias em relação ao mesmo período de 2019.
Componentes químicos base para fertilizantes foram os principais produtos movimentados no primeiro quadrimestre no Porto de Porto Alegre. Em face à movimentação de 160 mil toneladas desse produto em 2019, pode-se verificar que em 2020 subiu para 169 mil toneladas, um crescimento de mais de 5% no período. O desembarque de trigo em Porto Alegre também apresentou uma alta de mais de 5% no período. A movimentação geral do porto da capital gaúcha foi a única que apresentou uma leve queda no período, de 1,08% em relação ao ano de 2019, totalizando neste ano 331,9 mil toneladas.
Os dados referentes aos demais Terminais de Uso Privado (TUPs) do Estado são divulgados juntamente aos dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. A previsão é que sejam divulgados no primeiro terço do mês de junho.