Mestranda da FURG concorre ao Prêmio Jovem Pesquisador Promega Brasil 2023
A votação ocorre até o dia 31 de março
Na 2.ª edição do Prêmio Jovem Pesquisador Promega Brasil, organizado pela empresa Promega Biotecnologia®, a mestranda Mariana Rodrigues Trápaga, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), da Faculdade de Medicina (Famed/FURG), encontra-se concorrendo entre as 10 melhores pesquisas do Brasil. A produção tem orientação da professora Melissa Orzechowski Xavier, e co-orientação da também docente Andrea Von Groll. Esta é a primeira vez que uma acadêmica da FURG disputa a premiação.
O trabalho foi realizado com dados parciais da dissertação da discente, que tem enfoque no diagnóstico de uma doença fúngica grave em pacientes da UTI do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sendo intitulado “Aspergilose em pacientes críticos internados em unidade de terapia intensiva em hospital terciário no sul do Brasil”, desenvolvido em parceria com a unidade.
A pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa sobre Aspergilose do Laboratório de Micologia Médica da Famed. A aspergilose é uma doença pulmonar oportunista que tem diversas manifestações clínicas de acordo com a capacidade imunológica do hospedeiro e é causada pelos fungos do gênero Aspergillus spp. O grupo de pesquisa atua desde o seu princípio nessa linha de pesquisa, com uma abordagem de Saúde Única (“One-Health”), demonstrado os riscos da aspergilose em pacientes com comprometimento pulmonar, como também a ocorrência desta infecção em diversos grupos animais (principalmente em aves, como pinguins), e as vias de infecção ambiental, associado à resistência a antifúngicos.
Para acessar o resumo do trabalho selecionado entre os 10 finalistas ao Prêmio Jovem Pesquisador Promega Brasil, acesse este link.
Sobre o Prêmio
Com o objetivo de reconhecer os melhores projetos científicos que usam a tecnologia Promega®, os 10 melhores trabalhos foram apresentados ao público, e estão em período de votação, sendo possível votar apenas quem possui currículo Lattes. As votações ocorrem até o dia 31 de março, neste link. Estiveram aptos a concorrer ao Prêmio, discentes que estejam cursando, ou tenham concluído há pouco tempo os níveis de iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
Sobre a pesquisadora
A mestranda Mariana Trápaga, de 24 anos, ingressou na equipe do Grupo de Micologia Médica da FAMED/FURG em 2019, iniciando enquanto cursava a graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado), na FURG. Junto ao Grupo, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso já na temática da aspergilose, ganhando o TCC DESTAQUE com a pesquisa intitulada “Detecção de anticorpos IgG anti-Aspergillus fumigatus em pacientes com bronquiectasia não-fibrocística e sua relação com desfecho clínico”, que teve como objetivo evidenciar a problemática da aspergilose dentro desse grupo de pacientes.
Secom FURG
Foto: Thuanny Cappellari