Notícias

Meteorologista do IO divulga previsão climática sazonal para o verão 2019/2020

Informações são de Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia da FURG

O verão começa à 01h19 do próximo domingo (22/12). Nessa hora o Sol atingirá a maior distância do Equador celeste no Hemisfério Sul, dando início a estação mais quente. Esta estação é caracterizada por dias mais longos que as noites e mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade. Devido ao intenso aquecimento do continente as chuvas de verão normalmente ocorrem no final da tarde e são acompanhadas de fortes rajadas de vento e trovoadas.

Em Rio Grande, nesta estação, as médias históricas das temperaturas mínimas apresentam valores em torno de 20°C em janeiro, 19,4°C em fevereiro e 19,1°C em março. No que se referem às temperaturas máximas históricas, os valores são de 27,8°C em janeiro, 27,5°C em fevereiro e 26,7 em março. As temperaturas médias históricas, considerando todo o território do Rio Grande do Sul, variam entre 17,3 e 29,1°C. Já a média histórica de chuva apresenta valores em torno de 320mm em Rio Grande, sendo a média do Estado de 406,2mm (1981-2010 INMET).

Nos próximos meses mantém-se a tendência de normalidade quanto à ocorrência de eventos El Niño/La Niña. Entretanto, o resfriamento das águas na região leste do Pacífico Equatorial aponta para uma possível redução da umidade na região Sul do Brasil. As projeções de diferentes modelos de previsão climática apontam para um cenário de chuva abaixo da média histórica em grande parte do estado do Rio Grande do Sul neste verão (redução entre 30 e 40% com relação à média histórica). Apenas na região noroeste do Estado há tendência de ocorrência de chuva próxima a média. Quanto às temperaturas, estas tendem a predominar dentro do padrão normal durante as noites e ligeiramente acima do padrão durante as tardes, especialmente durante os meses de janeiro e fevereiro.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.