Missa na Catedral de São Pedro e entrega da medalha da Ordem de Silva Paes marcaram a passagem do aniversário de 284 anos de Rio Grande
Grão Mestre da Ordem de Silva Paes, o prefeito Fábio Branco realizou a entrega das condecorações aos homenageados deste ano para a comenda
A Catedral de São Pedro realizou, no final da tarde desta sexta-feira (19), em alusão ao 284 anos do município – completados nesta data – a sua tradicional missa, o Te Deum. A solenidade religiosa Te Deum (A vós, ó Deus, Louvamos) é um hino litúrgico católico de louvor e ação de graças. O hino é recitado a Deus por alguma ocasião especial como o encerramento do ano civil, a eleição do Papa, a consagração de um Bispo, a publicação de um tratado de paz, um jubileu, ou, no caso, o aniversário de uma cidade.
Com protocolos de medidas sanitárias contra a Covid-19, a cerimônia contou com a participação limitada de pessoas. Participaram da celebração na Catedral, o prefeito de Rio Grande e Grão Mestre da Ordem de Silva Paes, Fábio Branco, acompanhado da primeira-dama, Luciane Compiani, o vice-prefeito Sérgio Weber, o vereador Júlio César (representando a Câmara de Vereadores), o chanceler da Ordem de Silva Paes, Lauro Barcellos, o reitor da FURG, Danilo Giroldo, três dos quatro homenageados deste ano pela Ordem Silva Paes e alguns de seus familiares, além de autoridades eclesiásticas, civis e militares. A solenidade foi transmitida pela internet, através do canal da FURG no Youtube, e retransmitida na página da Prefeitura via Facebook.
Após a execução da missa, que contou com mensagens de reflexão do Bispo da Catedral, Ricardo Hoepers, aconteceu a entrega das medalhas da Ordem de Silva Paes pelo prefeito Fábio Branco, enquanto Grão Mestre da Ordem de Silva Paes. A condecoração das medalhas costumava acontecer no Largo Xavier Ferreira, em frente ao Paço Municipal. Mas este ano, também como medida de prevenção à Covid-19, a entrega das medalhas acontece logo na sequência, no interior da própria Catedral.
Antes de passar à entrega das condecorações, o prefeito Fábio Branco fez um pronunciamento em que destacou que os homenageados deste ano pela Ordem de Silva Paes merecem esta justa homenagem, “vez que se tratam de pessoas e instituições que se destacam na nossa sociedade e são merecedores destas condecorações”, iniciou o prefeito.
Na sequência, o chefe do Executivo Municipal falou sobre o aniversário diferente que está sendo celebrado este ano, em razão da pandemia de Covid-19, e destacou que a Prefeitura está fazendo o seu melhor para superar este momento. “O rio-grandino é um povo aguerrido e trabalhador, por isto deve celebrar a sua casa. Este é um momento, também para lembrarmos os nossos antepassados, é um momento que simboliza a bravura dos que por aqui passaram e dos que aqui estão. É momento também de renovarmos as nossas energias e sermos solidários uns com os outros. Por outro lado, vejo que esta homenagem é também uma convocação de Silva Paes para que mantenhamos acesa a chama que nos move”, destacou Fábio Branco que finalizou sua fala afirmando que Rio Grande vencerá o coronavírus contando com o trabalho valoroso dos seus profissionais da saúde e com a colaboração de toda a população.
Homenageados desta ano pela Ordem
Admitido na Ordem de Silva Paes no Grau de Oficial, Marcos Cardia de Oliveira Cardoso (in memoriam), recebeu a homenagem pela dedicação em cuidar das pessoas. A filha do homenageado, Marina Ulguim Cardia, recebeu a medalha em nome do pai.
O Colégio Salesiano Leão XVIII foi admitido na Ordem de Silva Paes com o grau de Cavaleiro Oficial. Fundado em 1901, o educandário se destaca pelos serviços à educação, cultura e de assistência social no município. O diretor-executivo da escola, Leandro Brum Pinheiro, recebeu a homenagem em nome da instituição.
A Igreja Sagrada Família também foi admitida na Ordem, e condecorada com o grau de Cavaleiro. A igreja presta serviços à religião, educação e de assistência social em Rio Grande há mais de 100 anos. Em nome da igreja, recebeu a medalha o Sr. Bruno Soares Rios, representante do Conselho da Paróquia.
Já o homenageado José Carlos Espíndola será condecorado com o grau de Oficial. O homenageado não pode estar presente à cerimônia, justificou sua ausência, e receberá a homenagem em outro momento.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Captura de Imagem/FURG