Mobilização para doações à Campanha do Agasalho se intensifica com a chegada do frio
Central de Doações, na capital, recebeu cerca de 120 mil itens entre peças de roupas, calçados e materiais de higiene
A Campanha do Agasalho RS já arrecadou 777.257 mil peças de roupas, calçados, além de artigos de cama, mesa e banho desde o lançamento, em 9 de maio. De acordo com a Defesa Civil, a Central de Doações em Porto Alegre recebeu 124.251 peças. A Região Metropolitana da capital e o interior contabilizam 653.006 itens doados.
Nesta terça-feira (2/7), quem foi assistir a transmissão do jogo Brasil e Argentina na Arena Nº 1, no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre, pôde levar doações para a campanha. O caminhão da Defesa Civil estava no local para fazer a arrecadação.
Na Central de Doações, em Porto Alegre, ocorre a triagem e a distribuição do material doado. No interior, esse trabalho é realizado pelas secretarias de Assistência Social dos municípios. Ao todo, 145 prefeituras e 11 entidades já foram beneficiadas com doações, mas ainda aguardam atendimento 35 prefeituras e 53 entidades assistenciais.
A equipe da Defesa Civil reforça a necessidade da doação de roupas e calçados infantis. Do total de mais de 750 mil peças recolhidas, apenas 18% foram de roupas e calçados para as crianças.
As doações da Campanha do Agasalho são destinadas a pessoas carentes em situação de vulnerabilidade social, idosos e vítimas de enchentes. As peças e calçados arrecadados também foram encaminhados para entidades que prestam assistência a refugiados haitianos e venezuelanos na Serra.
ONDE DOAR
– Central de Doações da Defesa Civil do RS (av. Borges de Medeiros, 1.501, térreo – Centro Administrativo do Estado, bairro Praia de Belas, Porto Alegre)
– Edifício-sede do Daer (av. Borges de Medeiros, 1.555, bairro Praia de Belas, Porto Alegre), assim como nas superintendências regionais
– Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros
– Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo, Lajeado e Frederico Westphalen
– Farmácias São João (267 pontos de coleta)
– Unidades do SescRS (66 pontos)
– Panvel Farmácias (317 pontos)
– Supermercados Zaffari (36 pontos)
– Praças de pedágio da EGR
A parceria com o aplicativo 99 Pop é outra novidade da edição 2019 para auxiliar no transporte das roupas e alimentos até os pontos de coleta. Ao utilizar o código “agasalho99” no serviço de viagens particulares, o usuário receberá um desconto de 20% nas corridas de ida e volta até o local de entrega da doação.
SECOM RS
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini