Montagem de estrutura temporária no pátio automotivo permitirá ampliação da capacidade estática de armazenagem do Porto do Rio Grande
Publicada dias antes da conclusão do processo de transição de autarquia para empresa pública, a Ordem de Serviço (OS) 006/2022 estabeleceu a possibilidade de ampliação da capacidade estática de armazenamento do Porto do Rio Grande, a partir da instalação de estruturas temporárias, no pátio automotivo. Pouco mais de dois meses de sua edição, o primeiro armazém móvel começa a tomar forma.
O pátio automotivo, chamado tecnicamente de RIG82, conta com uma área total de 100 mil m² e pela determinação da OS 006 é possível a utilização de até 25% dessa área, o que representa ao Cais Público um ganho de 25 mil m² para armazenamento de carga geral. A estrutura que está em fase avançada de montagem conta e que deve entrar em funcionamento na primeira quinzena de julho conta com 4 mil m².
De acordo com o diretor de infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer Cardoso, a autorização de utilização parcial e excepcional do espaço surgiu com o objetivo de manter e melhorar a infraestrutura portuária em benefício do desenvolvimento das operações realizadas na área do Porto Organizado. O armazém que está sendo montado no RIG82 será utilizado para o depósito de celulose para exportação.
O regramento da autoridade portuária também prevê a possibilidade de instalações destas estruturas temporárias em todos os portos sob controle da Empresa Pública.
Ascom Portos RS
Foto: Divulgação/Portos RS