Moradores do condomínio BGV II recebem título de propriedade de seus apartamentos
Após quase cinco anos de espera, um grupo de 70 famílias do Condomínio BGV II recebeu na noite de terça-feira (23) os contratos de propriedade de seus apartamentos. Na prática o documento garante que passam a ser proprietárias dos imóveis. O prefeito Fábio Branco e o superintendente de Habitação e Regularização Fundiária, Leonardo Bozzetti acompanharam o ato de coleta das assinaturas dos moradores, que agora apenas aguardam o trâmite do cartório para receberem suas escrituras.
“Estou bem faceira. É como a certidão de nascimento do meu filho, porque meu apartamento é meu filho e eu cuido o máximo, sempre deixando ele bonito. Hoje em dia está difícil das pessoas terem uma casa. E eu, graças a Deus, consegui, com muito esforço, trabalhando sempre”, conta Rosane da Silva, moradora do condomínio há 5 anos.
Para Josiane Silva, que também reside no local desde 2017, o processo foi mais demorado do que o esperado. Agora, em conclusão, ela já pode dizer que é dona do seu imóvel. “Antes tarde do que nunca, né? Agora é algo que posso dizer que é meu. Antes era só de boca, e agora temos um documento importante para oficializar que é nosso. A gente pode investir, podemos vender, podemos sair, não ficamos presos por causa disso”, comemora.
Os apartamentos começaram a ser construídos em 2007 e eram destinados para famílias que moravam em área de interesse portuário. A mudança para o local ocorreu em 2017 e desde então as famílias aguardavam pela regularização. Conforme Bozzetti, o trabalho de regularização vem sendo desenvolvido desde o ano passado com a elaboração, em junho de 2021, da convenção de condomínio e da formalização do CNPJ, em outubro.
“É um trabalho de formiguinha, é demorado, mas enfim a gente chegou no grande momento de passar o condomínio para os moradores, para que eles possam dizer ‘eu sou o dono’. Isso nos enche de alegria, porque é um compromisso que a gente tem com todos”, afirma.
De acordo com o prefeito Fábio a entrega é uma etapa vencida, que garante maior dignidade para as famílias. “Como gestores, desejamos sempre melhorar a educação, a saúde, a infraestrutura, esse é nosso trabalho no dia a dia. E é muito importante a gente entregar o título de propriedade, para que estas famílias possam dizer que esses apartamentos são seus. Isso representa dignidade, é uma garantia que vocês agora podem ficar tranquilos que o patrimônio é seu”, diz.
O prefeito acrescenta, ainda, que o trabalho de regularização fundiária continua em diversas outras regiões da cidade, algumas bem próximas de serem concluídas. “O nosso objetivo é entregar essas escrituras. Nas próximas semanas a gente quer começar a entregar o BGV I, Profilurb I, Profilurb II, Querência, Quarta Secção da Barra, e também o BGV, mais para o final do ano”, diz.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação