Morre ex-professor da EBAHL Otávio Augusto Gomes Lima
“Ver Dança, é música para meus Olhos” Otávio Augusto Gomes Lima
A Secretaria Municipal da Cultura (SECULT), comunicou com muito pesar, juntamente com a Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (EBAHL), o falecimento do professor de dança, Otávio Augusto Gomes Lima, vítima da covid-19.
A SECULT destacou a importância do professor para a cultura do Município, contribuindo na arte da dança em Rio Grande, atuou por muitos anos na EBAHL, compartilhando conhecimentos e formando grandes dançarinos. “Este é um momento de tristeza para dança em nossa cidade, pois muito da arte da dança em Rio Grande se deve ao trabalho do Augusto feito aqui ao longo desses anos”, ressaltou Luis Henrique secretário da Cultura do Rio Grande.
Augusto Lima, nasceu em 21 de maio de 1957, natural de Jaguarão, aos 64 anos deixou a mãe com 92 anos, e uma família de seis irmãos. Era formado em Dança, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-graduado em Teoria do Teatro Contemporâneo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Com 40 anos de carreira na arte, realizou inúmeros espetáculos tendo trabalhado em diferentes municípios do Estado. Teve passagem por importantes companhias de danças, entre elas: Ballet de Pelotas, Dicleia Ferreira de Souza, Cia de Dança de Niteroi/RJ, Cia de Dança Lina Penteado e a Escola Nacional de Ballet na República de Cuba.
Residiu um período na França/Espanha, onde trabalhou na Cia Galindo, na cidade de Nantes. Após este período regressou para o RS, e criou na cidade de Pelotas, o Centro Coreográfico do Teatro Sete de Abril, onde foi diretor por cinco anos consecutivos.
Recentemente estava de volta à Pelotas e desenvolvendo alguns projetos: um deles aprovado no edital Marcopolo, Arte Viva e tópicos invisíveis na Produção (aulas de costura para qualificar pessoas que querem entrar no mercado em Jaguarão); pela volta das atividades do Centro Coreográfico do Teatro Sete de Abril; por ser o futuro curador de um lindo espaço cultural a Capela da Beneficência Portuguesa de Pelotas, e por outras tantas novidades que estavam por vir para os próximos anos.
A Secretaria Municipal da Cultura e a EBAHL, lamentam esta grande perda, se solidarizam com seus familiares e agradecem por tantos feitos marcantes deixados por Augusto Lima à Cultura e a Arte do Município do Rio Grande.
Assessoria de Comunicação da SECULT/SMEL
Foto: Arquivo do Teatro Sete de Abril