Município prepara estratégia de mutirões para vacinar profissionais da Saúde com idade acima de 60 anos
Já a vacinação de idosos acima de 85 anos domiciliados e acamados inicia nesta quarta-feira, 10
A Prefeitura do Rio Grande está trabalhando em soluções para montar um esquema municipal que favoreça a aceleração da quantidade de pessoas vacinadas no município. Ontem, 7, o governo estadual do Rio Grande do Sul anunciou o envio de novas doses de vacinas da CoronaVac para os municípios gaúchos. Rio Grande vai receber 3.450 doses da vacina.
Das 3.450 doses, 820 serão utilizadas para a vacinação de profissionais de Saúde com idade acima de 60 anos. Outras 550 doses que o município ainda possui também serão direcionadas para este mesmo público, totalizando 1.200 doses. Entre estes profissionais de Saúde acima de 60 anos estão técnicos e auxiliares de Enfermagem, enfermeiros, médicos e odontólogos.
Para vacinar rapidamente estes profissionais, a estratégia discutida pelo prefeito Fábio Branco durante reunião hoje à tarde (8) via videoconferência, com a secretária de Saúde Zelionara Branco, o reitor da FURG, Danilo Giroldo e representantes do Exército e da Marinha em Rio Grande, foi a de realização de mutirões em três diferentes locais de Rio Grande, no próximo sábado, 13, para a aplicação das doses nestes grupos.
A proposição inicial é pela distribuição de três pontos de vacinação na cidade para estes profissionais: um Centro de Rio Grande, outro no Campus Carreiros-FURG (com possibilidade de drive thru) e o terceiro ponto no balneário Cassino. A medida, segundo a secretária Zelionara, “visa facilitar o acesso deste público-alvo e evitar a concentração de pessoas em um único lugar”.
As Forças Armadas vão auxiliar a Prefeitura na composição da logística e montagem de estrutura (como tendas, por exemplo) e organização de filas nos pontos de vacinação, que serão melhor informados no decorrer desta semana.
Vacinação de idosos acima de 85 anos domiciliados e acamados
O município também recebeu 2.630 doses para vacinar idosos. A partir desta quarta-feira (10) inicia em Rio Grande a vacinação de idosos acima de 85 anos em seus domicílios, para aqueles que estão acamados e domiciliados. Segundo levantamento prévio da Secretaria de Município de Saúde (SMS) são em torno de 2 mil idosos em Rio Grande nesta condição.
A SMS já possui os dados destas pessoas através da plataforma utilizada pela Rede de Saúde, o G-MUS. No entanto, pede aos familiares destes que, havendo ocorrido troca de telefone ou mudança de endereço no último ano, procurem a unidade de saúde de referência do bairro para atualizar o cadastro dos seus parentes.
A Secretaria também vai disponibilizar nos próximos dias um link para cadastro online destinado às pessoas que ainda não são cadastradas na unidade de saúde do seu respectivo bairro.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Adriene Antunes