NotíciasRio Grande do Sul

Municípios da Região Sul do Estado recebem câmaras frias e computadores

Locais reportaram perda dos equipamentos durante enchentes deste ano

Foram entregues, nesta quinta-feira (4/7), oito câmaras frias para cidades da Região Sul do Estado, em cerimônia realizada no município de Pelotas. Os equipamentos adquiridos pela Secretaria da Saúde (SES) são utilizados para armazenamento e conservação de vacinas e medicamentos termolábeis. Durante a visita da titular da SES, Arita Bergmann, ao município, também foram doados pela pasta computadores para secretarias municipais de saúde da região.

As câmaras frias foram entregues para as prefeituras de Pelotas (duas unidades), Rio Grande (três unidades), São José do Norte (duas unidades) e Arroio Grande (uma unidade). Ao todo, o governo do Estado está realizando, desde o mês passado, a destinação de 100 desses equipamentos, com investimento de R$ 1 milhão.

Para o recebimento dos itens, o município deve estar em estado de calamidade ou emergência devidamente homologado pela autoridade estadual e ter registrado perda total das câmaras que possuía por conta dos danos causados pelas enchentes. O número de câmaras a serem repassadas atenderá ao critério populacional e à efetiva necessidade de reposição do bem ao município, variando de um a seis equipamentos por cidade, conforme a Portaria 334 de 2024.

Além das câmeras de conservação, foram entregues na cerimônia seis computadores – três para Pelotas e três para Rio Grande. A iniciativa faz parte de uma ação da Secretaria da Saúde (SES) para atender aos municípios em calamidade que reportaram a perda do maquinário em seus serviços de saúde. São, ao todo, 250 computadores que estão desde junho em distribuição, com os critérios definidos pela Portaria 352 de 2024.

No evento de entrega, Arita lembrou que o governo do Estado destinou R$ 15 milhões para que os municípios atingidos começassem a adquirir os itens mais indispensáveis para a reabertura dos serviços de saúde.

Ascom SES RS

Foto: Ascom SES

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.