NAE destaca o ciclo de qualidade da alimentação escolar na Rede Municipal de Ensino
Para que os mais de 20 mil alunos da Rede Pública Municipal de Ensino recebam uma alimentação, nutricionalmente, balanceada, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Educação (SMEd)/Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), investe na aquisição de variados gêneros alimentícios. Desde o início dos processos de compra, até o momento em que a alimentação escolar é servida aos alunos das escolas municipais, passam-se meses.
Durante este período, a equipe do NAE trabalha nos trâmites administrativos, buscando fornecer os mais variados gêneros disponíveis à verba e às diretrizes nutricionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e demais legislações vigentes, como por exemplo os não-perecíveis: arroz, feijão, leite em pó, farinhas, sucos integrais, biscoitos e massas; e os perecíveis: leites, carnes, peixe, produtos lácteos, ovos e ainda, verduras, hortaliças, tubérculos, legumes e frutas.
O relato acima faz parte de um documento elaborado pela nutricionista do NAE, Suelen Xavier Dias. De acordo com ela, o cardápio elaborado pelas nutricionistas do Núcleo oferece uma alimentação rica em proteína, cálcio e ferro, além de atingir as quantidades necessárias dos demais macro e micronutrientes, conforme o tempo de permanência diária dos estudantes nas unidades escolares.
“A partir da entrega mensal de gêneros alimentícios realizada pelo NAE, o trabalho desenvolvido, individualmente, em cada uma das 74 escolas municipais é de fundamental importância. Somente com o comprometimento das equipes diretivas e a dedicação das Manipuladoras de Alimentos (carinhosamente chamadas de merendeiras) conseguimos ofertar não apenas uma alimentação balanceada, mas refeições apetitosas e bem apresentadas, visto que o ato de comer está além de satisfazer necessidades biológicas, sendo também fonte de socialização e de transmissão de cultura.”
O Núcleo de Alimentação Escolar cita as três escolas localizadas no Bairro Getúlio Vargas – EMEI Alcides Barcelos (2019), EMEI Fraternidade (2015) e EMEF Viriato Corrêa (1961) – como exemplo de trabalho e destaca o fornecimento de alimentação escolar nestas unidades como sendo, além de ricas em nutrientes, “cheias de carinho e de experiências sensoriais para os seus alunos”.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação