Nasf São José do Norte dá dicas sobre treinos físicos em casa e diabetes millitus
Para você que é diabético é importante alguns cuidados durante a realização de exercícios físicos principalmente agora que os treinos estão sendo realizados em casa sem o acompanhamento do professor de Educação Física.
Então confere algumas dicas
Antes de iniciar o exercício, alimente-se uns 30 minutos antes com um lanche rico em carboidratos complexos, como por exemplo batata doce, pois são de lenta absorção. Evitando assim uma queda brusca de glicose.
Organize a rotina. Realize o exercício sempre no mesmo horário e sem mudar a intensidade e duração do seu treino por conta própria.
Para aqueles que fazem uso de insulina
Não realize a atividade física na fase de maior ação da insulina (logo após sua aplicação), pois pode ocorrer a hipoglicemia, potencializada pela ação do exercício físico + insulina.
Não realize a atividade sozinho, mas com alguém ( pai, mãe, irmão se você estiver treinando em casa) que conheça seu histórico, e tenha conhecimento que você é diabético. Caso você tenha uma hipoglicemia essa pessoa pode lhe ajudar.
Cuidar bem o tipo de tênis que irá usar para evitar lesões, calos, feridas e bolhas. O diabético tem uma tendência a desenvolver doenças vasculares periféricas (pé diabético)
Qualquer sinal de hipoglicemia interromper o treino
Sinais de Hipoglicemia:
Leves: nervosismo, frequencia cardíaca acelerada, palpitações, aumento da sudorese (suor), fome excessiva.
Moderados: irritabilidade, concentração prejudicada, confusão mental, sonolência.
Graves: inconsciência (desmaio), convulsões.
O que fazer se tiver uma hipoglicemia durante exercício?
Interromper o treino, comer algo doce ou beber um suco doce, repousar de 10 a 15 minutos e monitorar a glicose.
Assessoria de Comunicação PMSJN
Foto: Arte/PMSJN