Nível da Lagoa dos Patos está aumentando com o desague dos rios
A região do Arroio das Cabeças na localidade da Vila da Quinta ficou inundada, após o temporal de quinta-feira, 07 de setembro. 12 famílias, segundo a Defesa Civil de Rio Grande, estão desalojadas, na residência de parentes ou foram abrigadas no Salão Paroquial da Vila da Quinta.
De acordo com o ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, o atual momento gera bastante preocupação, já que 27 rios ainda estão desaguando na Lagoa dos Patos, onde o nível já está acima do normal, trazendo ao local um grande volume de água das fortes chuvas que atingiram outras regiões do estado.
Também está sendo considerada a chuva ocorrida no interior do município, que ainda deve escoar e pode elevar ainda mais os níveis de água. Somado a isso, existe o receio de que novas precipitações ocorram em Rio Grande.
“A tendência é que a água ainda suba e temos previsão de chuva para a tarde. Amanhã podemos ter represamento na Barra e esses 27 rios desaguando, o que é algo muito preocupante também. Então estamos trabalhando junto com os voluntários acompanhando essa situação e atendendo a comunidade rio-grandina”, afirma.
Ainda de acordo com Machado, apesar da subida das águas do Arroio das Cabeças, na Vila da Quinta, muitas pessoas estão se recusando a deixar suas casas e seus pertences. Por esse motivo, em função do risco à vida neste local, a Defesa Civil está em contato com a Procuradoria Geral do município para receber orientações sobre como proceder.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM com informações Ascom PMRG
Foto: Divulgação PMRG