No TJRS, governador participa de lançamento de movimento contra a fome
Governador Ranolfo e desembargadora Iris Helena no lançamento do movimento Rio Grande contra a Fome no âmbito do Judiciário
Iniciativa que reúne os três Poderes do Estado e órgãos autônomos, o movimento Rio Grande contra a Fome teve o seu lançamento dentro da esfera do Poder Judiciário, nesta segunda-feira (1º/8). Representando o Poder Executivo, o governador Ranolfo Vieira Júnior participou do ato na sede do Tribunal de Justiça do RS (TJRS).
“Não teria como o Executivo não participar de uma pauta tão importante e urgente como essa. É uma iniciativa compartilhada porque uma questão como a fome só se supera com um trabalho feito a várias mãos institucionais, como se está fazendo aqui. O Estado está trabalhando na operacionalização, com a entrega desses alimentos lá na ponta, para quem mais precisa, e desejamos fazer mais para apoiar esse movimento”, disse o governador.
A iniciativa foi uma proposta do Legislativo gaúcho, que deu a largada oficial da campanha no dia 15 de junho, na Assembleia Legislativa, com o objetivo de mobilizar as instituições e a sociedade para a doação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Na ocasião, o governador assinou um termo de cooperação visando a operacionalização do movimento por meio da Defesa Civil estadual, que vai receber e encaminhar as doações.
O movimento também instituiu um comitê gestor, integrado por representantes de todos os Poderes, para buscar formas de potencializar a iniciativa e parcerias que ampliem as ações de combate à fome no Estado. Segundo dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, em 2022, a fome passou a atingir 33,1 milhões de pessoas no Brasil. Já a situação de insegurança alimentar leve, moderada ou grave atinge hoje 125,2 milhões, quase 60% da população brasileira. No Rio Grande do Sul, segundo dados do Cadastro Único para Programas Sociais, já são 1,2 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza.
Durante o evento, a presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros, anunciou um repasse de R$ 20 milhões do Judiciário para a aquisição de cerca de 80 mil cestas básicas para o enfrentamento da fome no Estado.
Como doar
Para contribuir com a campanha, podem ser doados alimentos não perecíveis diretamente na Central de Doações do Estado, no centro administrativo Fernando Ferrari, na av. Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Outros pontos de coleta e mais informações podem ser consultados em https://riograndecontrafome.al.rs.gov.br/.
SECOM RS
Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini