Novo telhado do Posto IV está com 90% de conclusão
As obras seguem em continuidade na Unidade Básica de Saúde da Família Policlínica do Canalete, o Posto IV, que está recebendo ações de restauração e reparos em sua estrutura. Entre os principais avanços da reforma, destaca-se o telhado do prédio, que, historicamente, era atingido por problemas de infiltração da água da chuva, o que também acabava comprometendo as demais estruturas do prédio. A reconstrução do telhado está com cerca de 90% de conclusão. A nova cobertura também busca proporcionar maior conforto térmico e acústico a população. O término de toda a restauração do Posto IV está prevista pra o segundo semestre do ano de 2019. O valor total da obra é de R$ 1.543.110,50.
Segundo informações do Secretário de Saúde, Maicon Lemos, para que o telhado seja concluído, resta somente a colação da cobertura de um hall circular, localizado no centro do Posto IV. O telhado da área será construído com material específico, que já foi encomendado para a sua confecção. Demais áreas do prédio, como as partes frontais e de fundos, já estão cobertos com o novo telhado, o que possibilitou a realização de outros reparos na estrutura do posto. “Havia muita água e umidade nas paredes, o que causava deterioração. Como essa nova cobertura já está instalada, e ela que não possui pontos de infiltração de água da chuva, se tornou possível executar a reforma das paredes”, explicou.
Ele também ressaltou o trabalho de secretaria na construção da cobertura, para evitar que novamente o prédio apresentasse problemas de infiltrações. “Houve todo um acompanhamento para que essa etapa do telhado fosse vencida, obedecendo todas as correções necessárias, e assim evitar a ocorrência de problemas na cobertura e nas calhas, protegendo dessa forma, as novas estruturas que estão sendo disponibilizadas ali”, destacou.
No momento, também está sendo realizada a colocação de toda a estrutura que vai receber a nova forração do Posto IV, que será, em grande parte, constituída por gesso. Em alguns setores, inclusive, o forro já foi instalado. É o caso do 3º andar do prédio que, conforme informações do secretário, já conta com as novas instalações de telhado, forro e piso. Em outros locais do prédio, como os fundos do posto, também já está instalada boa parte da estrutura que será utilizada para a aplicação do gesso.
No segundo andar, as ações estão concentradas nas reformas e manutenção das paredes e na instalação das novas aberturas do posto. No térreo, a obra ocorre de maneira semelhante, também com a restauração das paredes e colocação das aberturas, além da instalação das estruturas de gesso para o forro. Maicon também salientou a importância da reforma em função das más condições que se encontravam as armações. “As estruturas anteriores estavam bastante apodrecidas, em condições ruins, e os marcos com presença grande de cupins. Tudo isso, então, teve que ser retirado, até pra evitar que fossem afetados os novos equipamentos instalados”, ressaltou.
O prédio também irá receber uma nova rede elétrica. As instalações para a condução dos fios que serão distribuídos por todo o posto quatro já foram redesenhadas internamente nas estruturas. Na área superior, parte frontal, também já está concluída a instalação dos conhecidos vitrais do Posto IV, colocação que ocorreu em estrutura elaborada em alumínio, que substitui a anterior feita de ferro e que já estava comprometida.
Toda a reforma tem sido trabalhada de maneira que conserve a estrutura histórica do Posto IV, sem abrir mão das marcas arquitetônicas que remetem a década de 1950, quando o prédio foi construído. Nesse sentido, as janelas laterais, feitas em madeira, serão preservadas. As portas serão novas, mas construídas no mesmo padrão das anteriores. Elas estão sendo elaboradas de forma paralela, e estão sendo colocadas a medida vão sendo terminadas. “É preciso entender que este é o maior posto de saúde do município e que possui uma estrutura antiga que há muito tempo precisava de um cuidado especial, como está recebendo agora. O Posto IV é uma construção antiga, que requer alguns cuidados no ponto de vista da engenharia, assim tudo tem que ser muito bem analisado. Trata-se de um local histórico, com uma estrutura arquitetônica diferenciada e que precisa ser conservada”, enfatizou Maicon Lemos.
A Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Saúde reforçam que mantém constante contato com a empresa que esta executando a obra, para que toda a reforma seja realizada com extremo cuidado, além de cobrar a condução dos acabamentos para poder entregar Posto IV restaurado à população com a maior brevidade possível. “O Posto IV está dentro das prioridades da gestão municipal para que possa, o quanto antes, ser entregue a comunidade. Estamos respeitando essa questão da estrutura nova que está sendo adequada. Todo esse conjunto de cuidados que estão sendo tomados, tem como objetivo evitar problemas posteriores a entrega”, frisou.
Ainda dentro das reformas, os pisos de parquet também serão inteiramente substituídos. Já os tradicionais pisos hidráulicos do prédio, patrimônio histórico do local, receberão restauro e limpeza especial. Como acréscimo ao projeto original, será feita a construção de um elevador para uso exclusivo de cadeirantes. No acesso principal ao posto, a rampa para uso de portadores de necessidades especiais será refeita e o entorno do prédio receberá pisos podotáteis para facilitar a locomoção de pessoas cegas.
Serviços oferecidos pela Unidade
Todos os serviços anteriormente oferecidos à população no Posto IV serão retomados, exceto o Laboratório Municipal, que permanecerá na Rua Marechal Floriano, nº 5, sede da Secretaria de Município da Saúde. Alguns destes serviços serão qualificados, como a Sala de Vacinas, que além do calendário básico e especializado, passará a atender a produção de carteiras de vacina internacional, atualmente realizado pela ANVISA. Com isso o município do Rio Grande se tornará referência na região sul do estado.
Outra novidade será o registro eletrônico das vacinas aplicadas no usuário, que além de modernizar o serviço de saúde, facilita o acesso ao histórico do paciente ao profissional da área, através da consulta via cartão SUS.
O serviço de Vigilância em Saúde da SMS, compreendido pela Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica e da Saúde do Trabalhador retorna ao Posto IV, com uma estrutura ainda maior visando a qualidade do serviço prestado à população. O mesmo vale para o Programa de DST/Aids, que terá um espaço para o atendimento ao público, distribuição de medicamentos, realização de testes rápidos e para o desenvolvimento do trabalho de prevenção e combate ao vírus no âmbito do município.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Pamela da Costa