Novo temporal causa destelhamentos e deixa duas famílias desalojadas
As equipes da Defesa Civil da Prefeitura do Rio Grande foram mobilizadas durante a madrugada desta sexta-feira (15) para atender ocorrências relacionadas ao novo temporal que atingiu a cidade causando destelhamentos e alagamentos. Duas famílias ficaram desalojadas e foram levadas para casas de parentes. Ao todo foram registrados sete destelhamentos e 20 famílias solicitaram lonas.
De acordo com o ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado as famílias desalojadas residem uma na vila São Miguel, na zona oeste, e a outra no Corredor do Senandes. Ambas residências tiveram os telhados quebrados pelo vento e acabaram inundadas. Os moradores foram levados para casas de parentes.
Até o final do dia as equipes atenderam sete pedidos de podas de árvores em situação de risco, realizaram duas supressões, fizeram 16 vistorias em situações de alagamentos e prestaram apoio em 17 ocorrências envolvendo fios caídos e outras situações. Os casos de inundações mais preocupantes, mas sem a necessidade de remoção de moradores, foram registrados no Cassino, Querência e Barra.
Arroio preocupa
No final da tarde as equipes da Defesa Civil estiveram na vila da Quinta para averiguar o risco de transbordamento do arroio das Cabeças. A avaliação inicial é de não haver necessidade de evacuar moradores das áreas próximas, por enquanto. Apesar disso a Defesa Civil montará um plano de ação e manterá a supervisão constante do nível do arroio.
“Estamos avaliando todas as possibilidades e, caso seja necessário, estaremos prontos para agir rapidamente, garantindo a segurança da população ribeirinha”, diz Machado.
Zeladoria
No Bairro Getúlio Vargas, equipes da Secretaria de Zeladoria trabalharam durante todo o dia reparando e desobstruindo tubulações nas ruas 14, 11 e 9. Na zona rural a operação de recuperação das estradas foi suspensa por causa da chuva e deve ser retomada assim que a chuva cessar, pois não é possível trabalhar nas estradas enquanto chove.
Em caso de emergência ligue
- Defesa Civil: 199 – (53) 99947.2509 – (53) 99968.3244 – (53) 99945-3777 WhatsApp Defesa Civil
- Guarda Municipal: 153
- Trânsito: 156
- Bombeiros: 193
- SAMU: 192
- CEEE Equatorial: 0800 721 2333
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação