Novo trapiche auxiliará pescadores na safra do camarão
Existem alguns lugares onde parece que o tempo não passou. Assim é a comunidade do Pesqueiro, uma pequena comunidade do interior do município do Rio Grande. Cerca de 50 famílias vivem ali, e o sustento, vem das águas que permeiam o lugar.
A enseada carrega as larvas de camarões por centenas de quilômetros, desde a costa catarinense onde ele se reproduz, até as águas da Lagoa dos Patos. No dia 1º de fevereiro será aberta a temporada de pesca do camarão. Visando auxiliar os pescadores, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, a partir da Secretaria de Município da Pesca, construiu um novo trapiche na comunidade. Com 130 metros ele vem para substituir o antigo que tinha 90 e irá auxiliar os pescadores no embarque de equipamentos e desembarque de pescado, tornando desnecessário que os mesmos se molhem para conseguir adentrar aos barcos.
Além do camarão a lagoa também dá aos pescadores a tainha e a corvina, sendo esses os três principais produtos responsáveis pela sobrevivência dessas pessoas. O velho trapiche foi totalmente removido, para dar espaço ao novo, que custou 43 mil reais e foi feito com recursos da Secretaria de Município da Pesca, e compõe, com perfeição, a linda paisagem do estuário da Lagoa dos Patos. O trapiche também fomentará o turismo rural da região, que possui uma rica biodiversidade, além de belezas naturais.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Marcos Jatahy