Número de focos do mosquito da Dengue em Rio Grande é igual ao de 2021
O município do Rio Grande está com 73 focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O número de focos é idêntico ao registrado em todo o ano passado. O último caso foi constatado pela Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, essa semana, no bairro Junção.
Uma preocupação da Vigilância tem sido com as notificações. Já são 24 esse ano e quatro casos confirmados. Em 2021, foram apenas quatro casos suspeitos de Dengue e só dois confirmados.
Os quatro casos confirmados este ano, sendo dois nesta semana, são de pessoas que viajaram para áreas endêmicas, fora de Rio Grande, e se contaminaram, esclarece a coordenadora da Vigilância, Márcia Pons.
Embora os focos tenham chegado a 73, até agora, houve redução de novos registros nas últimas semanas. Márcia acredita que os motivos para essa redução são vários, como a diminuição das temperaturas, a intensificação do trabalho, as ações educativas e a maior divulgação pela mídia tem auxiliado bastante, “pois com a comunidade consciente do risco da Dengue, começa a cuidar mais para evitar acúmulo de água em suas residências”.
Mesmo com a diminuição dos casos, a Vigilância mantém as atividades de rotina em vários bairros da cidade e nas escolas, onde as equipes apresentam a estudantes de todas as faixas etárias formas de prevenção contra o mosquito transmissor. Na quarta-feira (8), uma equipe esteve no bairro Profilurb, na escola Daisy Pagel e no dia anterior levaram orientações para estudantes da escola Vovó Zoquinha, no Cassino.
Plano de Contingência
No site da Prefeitura, já está disponibilizado o Plano de Contingência Municipal de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya. O Plano foi atualizado em abril deste ano, apresentado em reunião do Comitê de Mobilização contra a Dengue no município, antes do final de maio, e já está aprovado pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O Plano de Contingência define as responsabilidades e a organização necessária para atender a emergências relacionadas à Dengue, visando à integralidade das ações, à prevenção e ao controle dos processos epidêmicos. Ele ainda orienta a implantação das ações que promovam assistência adequada ao paciente, bem como a organização das atividades de controle do vetor, vigilância epidemiológica e ações de comunicação.
Plano-de-Contingencia-da-Dengue-2022.docx-03-06-2022
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação