Obras das 158 casas no Loteamento Cidade de Águeda serão inauguradas oficialmente amanhã (6)
Nesta quinta-feira (6), o Prefeito Municipal Alexandre Lindenmeyer estará presente no loteamento Cidade de Águeda para ato que marca o inicio oficial das obras das 158 casas que serão construídas no local. O evento inicia as 09h30, no local das obras, localizado próximo ao CRAS do bairro. Após mais de uma década de espera, 158 famílias terão a oportunidade de ver suas moradias sendo erguidas na localidade. Por meio de trabalho conjunto entre a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SMHRF) e COOTRAHAB, a proposta foi incluída no programa “Minha Casa Minha Vida – Entidades”. A partir dessa mudança, o projeto começou, efetivamente, a ser encaminhado, estando hoje na fase inicial de construção.
A concepção do projeto habitacional foi realizada pela executora do projeto, a COOTRAHAB, cooperativa que também é responsável pelas casas do empreendimento “Junção”. As 158 moradias do projeto no bairro Cidade de Águeda serão compostas, cada uma, por dois quartos, banheiro, sala e cozinha, totalizando 50 m² de área. Cada unidade habitacional tem valor estimado de 80 mil reais, já considerando as ações de infraestrutura que serão executadas do entorno da construção, e que foram elaboradas pelo Gabinete de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura (GPPE). As casas serão construídas nas quadras 91, 92, 92A e 95, em área próxima a EMEF Zelly Pereira Esmeraldo.
No dia 13 de agosto, a equipe da Prefeitura Municipal esteve reunida com a comunidade do bairro Cidade de Águeda para a apresentação do projeto de construção na localidade. A reunião pública ocorreu no Centro de Referência em Assistência Social Cidade de Águeda. Na oportunidade o Prefeito Alexandre Lindenmeyer dialogou com os beneficiários e beneficiárias do loteamento. “Essas 158 unidades são uma dívida histórica que o Município tem não só com o bairro, mas com nossa cidade. Isso só foi possível graças à construção coletiva, tanto do trabalho técnico-social da Prefeitura, quando dos próprios moradores, que cooperaram para a documentação necessária […] O que eu peço é que esse senso de colaboração se perpetue, uma vez que ele será fundamental durante os meses de obra”, salientou o chefe do Executivo Municipal.
O secretário de Habitação, Gilmar Ávila, reiterou a dívida do Município com as famílias e a busca constante por aprimoramentos no setor. “Esse projeto é um compromisso que temos a muito tempo com essas famílias e com a região. É uma conquista importante para o Município e principalmente para essas famílias que esperam a mais de 10 anos pela construção dessas casas. Estamos agora conseguindo fazer com que o projeto saia do papel, e trabalhando para fornecer melhores condições de moradia para a população de nossa cidade”, afirmou.
Todo o projeto de moradias no bairro Cidade de Águeda tem orçamento de mais de 12 milhões de reais. As habitações que serão construídas na região são destinadas a famílias inseridas na Faixa 1 do programa “Minha Casa Minha Vida”, que prevê renda familiar total de até R$ 1800. Existe também um planejamento para que um percentual da mão-de-obra utilizada seja composto por trabalhadores e trabalhadoras da própria localidade.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Divulgação PMRG