Obras do Multipalco da Orla encontram-se em fase final de execução
Em breve o município contará com um novo equipamento público cultural. Trata-se do Multipalco da Orla, erguido nas imediações da rua Henrique Pancada, em frente à Escola Municipal Cipriano Porto Alegre. As obras encontram-se em fase final. Para a conclusão da primeira etapa do projeto resta apenas a vistoria final dos trabalhos, que consiste no recebimento, por parte dos engenheiros da municipalidade, da obra.
O secretário adjunto do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), unidade responsável pelo acompanhamento do projeto, Abner Jandir, explica que todas as devidas licenças necessárias à atuação do espaço já foram emitidas. “Não existe nenhuma pendência neste sentido, a licença ambiental já foi emitida, por exemplo. O tempo de duração da obra precisou ser prolongado em razão das intempéries climáticas e pela logística com a entrada e saída dos escolares no entorno, mas isso não implicou nenhum prejuízo ao erário”, afirma Abner.
Encerrada a primeira etapa do projeto, nas próximas semanas a administração municipal dará início à abertura da 2ª Meta, que tem por finalidade a colocação no local de seis tulipas duplas de iluminação, com lâmpadas autônomas abastecidas a energia solar; outro objeto desta complementação será a contratação de pintura em grafitti para o espaço, com temática relacionada à orla.
O espaço cumpre um papel importante, o de promover a descentralização das atividades culturais pela cidade. O equipamento será utilizado para a prática de apresentações e intervenções culturais, principalmente para a comunidade daquela localidade.
O secretário de Cultura de Rio Grande, Ricardo Freitas, reiterou os esforços do município em promover essa descentralização e apresentou uma prévia sobre como deve funcionar a utilização do equipamento. “A utilização para apresentações será agendada via Secretaria de Município da Cultura. Será um espaço propício, e uma oportunidade, para as bandas e grupos da cidade que ainda estão se estruturando. As escolas também poderão apresentar trabalhos dos seus alunos ali. Paralelo a isto nós temos na localidade a construção de um outro equipamento, o Centro de Artes e Esportes Unificados Jockey Clube. Implica dizer que aquilo que for produzido pelo Centro pode, e deve, ser levado para o Multipalco”, exemplifica o gestor.
A primeira etapa da obra recebeu o investimento de R$ 244.305,00 reais. Recurso captado junto ao Ministério da Cultura. Na 2ª Meta será captado um novo valor de R$ 50.000,00. O município é responsável por 5% de contrapartida do total destes valores.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Marcos Jatahy