Obras do Posto IV: telhado da unidade está em fase de conclusão
As obras seguem avançando na Unidade Básica de Saúde da Família Policlínica do Canalete, o Posto IV, que está recebendo ações de restauração e reparos em sua estrutura. Entre os principais avanços da restauração, destaca-se o telhado do prédio, que já está em fase de conclusão. Primeiramente, toda a parte estrutural foi reformada e, atualmente, estão sendo instaladas as peças de policarbonato que irão compor a cobertura. O novo telhado busca proporcionar maior conforto térmico e acústico a população.
O projeto de reforma e restauro do posto respeita a arquitetura original do prédio, além da composição e distribuição original de salas de atendimento, de procedimentos, saguão, banheiros, almoxarifados e área administrativa. O investimento total na obra está orçado em R$ 1 milhão e 350 mil. A conclusão está prevista para o primeiro semestre do ano de 2019.
Também está sendo realizada a preparação das paredes para a pintura, da mesma forma que ocorre com as cerâmicas, que em breve serão aplicadas nos banheiros. Na parte hidráulica, já estão finalizados os encanamentos e as instalações que compõe a rede coletora. Todos os marcos e portas antigas estão sendo retirados e substituídos por novos. As janelas estão sendo finalizadas, com a instalação de estruturas de ferro no lugar das antigas, de alumínio.
O secretário de Saúde, Maicon Lemos, ressaltou a relevância da unidade no atendimento em função dos serviços ofertados a comunidade, além de funcionar como tradicional ponto de vacinação do município. “O posto IV é uma unidade de saúde muito importante para nossa comunidade rio-grandina, pelos serviços estratégicos que oferece a nossa população. Tenho, inclusive, a minha primeira carteira de vacinação, toda registrada neste posto. Não tem como falarmos em vacinas, por exemplo, e não lembrarmos do posto IV. E em breve essa unidade estará pronta para novamente ofertar vários serviços de saúde para nossa comunidade”, destaca.
Ainda dentro das reformas, os pisos de parquet também serão inteiramente substituídos. Já os tradicionais pisos hidráulicos do prédio, patrimônio histórico do local, receberão restauro e limpeza especial. A empresa responsável pela execução da obra também instalou câmeras de videomonitoramento no perímetro, visando segurança dos trabalhadores e do patrimônio que compõe a estrutura.
Como acréscimo ao projeto original, será feita a construção de um elevador para uso exclusivo de cadeirantes. No acesso principal ao posto, a rampa para uso de portadores de necessidades especiais será refeita e o entorno do prédio receberá pisos podotáteis para facilitar a locomoção de pessoas cegas.
Serviços oferecidos pela Unidade
Todos os serviços anteriormente oferecidos à população no Posto IV serão retomados, exceto o Laboratório Municipal, que permanecerá na Rua Marechal Floriano, nº 5, sede da Secretaria de Município da Saúde. Alguns destes serviços serão qualificados, como a Sala de Vacinas, que além do calendário básico e especializado, passará a atender a produção de carteiras de vacina internacional, atualmente realizado pela Anvisa. Com isso o município do Rio Grande se tornará referência na região sul do estado.
Outra novidade será o registro eletrônico das vacinas aplicadas no usuário, que além de modernizar o serviço de saúde, facilita o acesso ao histórico do paciente ao profissional da área, através da consulta via cartão SUS.
O serviço de Vigilância em Saúde da SMS, compreendido pela Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica e da Saúde do Trabalhador retorna ao Posto IV, com uma estrutura ainda maior visando a qualidade do serviço prestado à população. O mesmo vale para o Programa de DST/Aids, que terá um espaço para o atendimento ao público, distribuição de medicamentos, realização de testes rápidos e para o desenvolvimento do trabalho de prevenção e combate ao vírus no âmbito do município.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Marcos Jatahy