Obras nas Docas do Mercado: etapa de recolocação do telhado colonial foi finalizada
Já está concluída a etapa de recolocação do telhado nas obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura nas Docas do Mercado. No processo as telhas coloniais características da cobertura foram retiradas, receberam limpeza especial e foram recolocadas. As que estavam quebradas e sem condições de aproveitamento foram substituídas.
O próximo passo agora é a pintura da estrutura do local, que deve iniciar na próxima na semana. A seguir as etapas realizadas serão as instalações elétricas, forração e colocação de passarinheiras, para o impedimento da entrada de aves na estrutura. O valor investido na recuperação do espaço é de R$ 14.600,00, oriundos do Fundo Municipal para a Restauração, Reforma e Manutenção do Mercado Público Municipal (FUMERCADO).
O projeto de reforma foi elaborado pela Secretaria de Município de Coordenação e Planejamento (SMCP) e é acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento Primário (SMDP). “A estrutura já estava bastante danificada e desgastada pela ação do tempo. Com essa reforma esperamos oportunizar um espaço melhor e mais seguro para todos, além de um local mais limpo e higiênico pra comercialização dos pescados”, argumenta o secretário da SMDP, José Leomar.
O espaço, localizado entre os prédios do Mercado Público e Biblioteca Rio-Grandense, possui a conhecida “Banca do Peixe” com cobertura de telhas coloniais, sustentada por colunas da ordem toscana e com algumas argolas para esticar as lonas que servem para proteger o pescado dos raios do sol. Atualmente 14 comerciantes utilizam o espaço para a venda de pescado.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Marcos Jatahy