Oficina do projeto Historiar: ler e bordar ocorre no Praça Shopping na segunda-feira (27)
A primeira oficina deste ano do projeto Historiar: ler e bordar, executado pela Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Economia Criativa (SMC) com o apoio das artistas visuais do Art’evidência e da Biblioteca Rio-Grandense, vai ocorrer na próxima segunda-feira (27), às 14h30min, na Livraria Albuquerque, localizada no Praça Shopping Rio Grande. A atividade contará um pouco da história do projeto, apresentará as próximas leituras do ano e dará início aos bordados, sempre baseados nos textos de autoria feminina discutidos pelas participantes. As vagas são limitadas. Para mais informações e inscrições basta enviar um e-mail para setordeliteraturarg@gmail.com.
No sábado passado, a Secretaria levou o projeto Lumina Mundo, Leitura Itinerante ao balneário Cassino. O projeto foi uma das atrações do evento Arena Oceano, realizado na orla do balneário.
Projeto Historiar: ler e bordar
O projeto consiste em leituras, trocas, partilhas e reflexões e tem como elemento de ligação a arte de bordar, iniciado por um coletivo de mulheres, grupo de artesãs (Art’Evidência) e o setor de literatura da SMC, iniciado em novembro de 2022.
Desde o seu surgimento, a proposta é entrelaçar a arte da literatura ao fazer do bordado. O grupo interpreta textos literários curtos – com foco na literatura feminina – com o movimento do bordado livre, refletindo sobre a obra e transformando-a por meio do artesanato de bordados.
Lumina Mundo, Leitura Itinerante
Premiado pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, em 2022, o projeto Lumina Mundo: Leitura Itinerante é uma ferramenta de difusão da leitura por todos os pontos da cidade e visa proporcionar aos cidadãos escolher a obra que mais lhe encantar dentro dos títulos que compreendem a literatura brasileira e seus clássicos, literatura estrangeira, romances, obras espíritas, livros infantis e histórias em quadrinhos (HQ).
As doações de livros não-didáticos são feitas em alguns pontos de coleta do município, como a Biblioteca Rio-Grandense. Ao serem recebidos, todos os livros passam por um processo de higienização e manutenção. Em um furgão que circula em eventos e outros locais pré-agendados, os livros são expostos e podem ser retirados pelos leitores interessados.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp