Operação Metal fiscaliza recicladoras em Rio Grande e São José do Norte
Ação foi realizada em 15 estabelecimentos, simultaneamente
Na manhã desta terça-feira (11), Polícia Civil deflagrou Operação Metal em fiscalização a estabelecimentos de reciclagem de sucatas em Rio Grande e São José do Norte. A ação teve como objetivo localizar cabos de cobre ou alumínio de alta-tensão furtados. Duas pessoas foram presas em flagrante por receptação e 15kg de fios foram apreendidos.
A Operação, executada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das concessionárias e serviços delegados (DRCP), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), teve apoio das delegacias da 7ª Região Policial e da área técnica da CEEE Grupo Equatorial Energia para reconhecimento do material fiscalizado.
Segundo a investigação, os furtos às redes elétricas de alta-tensão têm causado enormes prejuízos à população do município de São José do Norte, especialmente, que chega a ficar vários dias sem energia elétrica. Os delitos são praticados por criminosos tanto do Rio Grande do Sul como de fora do estado, em grupos “especializados” que furtam vários quilômetros de cabos de cobre de maneira “industrializada” para serem vendidos a recicladoras, lucrando dezenas de milhares de reais.
A ação envolveu mais de 80 policiais e quase 30 viaturas. As fiscalizações foram feitas simultaneamente em 15 pontos de reciclagem em Rio Grande e São José do Norte.
Ascom Polícia Civil RS
Foto: Polícia Civil RS