Ordem de Silva Paes homenageia oito instituições e dez personalidades
O Executivo Municipal promove no dia 19 de fevereiro, aniversário da cidade, a entrega de medalhas e diplomas da Ordem de Silva Paes. A cerimônia, que será promovida na Praça Xavier Ferreira (em frente ao Monumento Brigadeiro José da Silva Paes), é uma homenagem às pessoas, rio-grandinas ou não, que trabalharam e ajudaram a construir a história do Município. A Ordem tem como patrono o Brigadeiro José da Silva Paes, militar português que fundou a cidade.
Antes do evento será realizada a solenidade religiosa “Te Deum”, na catedral de São Pedro, a partir das 17h. O culto representa uma liturgia católica de louvor e ação de graças.
Serão um total de 18 homenageados este ano (oito instituições e dez personalidades) que, de alguma forma, contribuíram na formação da Cidade do Rio Grande. Confira a lista:
Instituições
Universidade Federal do Rio Grande
Criada aos 20 dias do mês de agosto de 1969, a Universidade Federal do Rio Grande – RS iniciou suas atividades com a fusão da Escola de Engenharia Economicas e Politicas, Faculdade de Direito Clóvis Beviláquia, Faculdade de Filosofia e Faculdade de Medicina. Nesses 50 anos de existência, expandiu-se, solidificou-se, tornando-se referencial não só nesta cidade, mas também no estado e no país.
5º Distrito Naval da Marinha do Brasil
A Marinha desde sua fundação em 1822 está presente no município do Rio Grande. O 5º Distrito Naval, além de suas atividades funcionais vinculadas à segurança colabora também com atividades culturais, esportivas e educacionais, do município. Mantém projetos como Ametisa e Renascer voltados à formação de jovens de periferia.
6º Grupo de Artilharia de Campanha – 6º GAC
As forças de segurança que acompanharam o fundador da cidade Brigadeiro José da Silva foram substituídas por várias unidades militares e, a partir de 1942 foi implantada em Rio Grande, a Artilharia de longo alcance, sendo o 6º grupo de Artilharia de Campanha o sucessor. O 6º GAC, além de exercer funções de segurança presta assistência à Defesa Civil.
Colégio Bom Jesus (Joana D’Arc)
Fundado em 1918, o Colégio Bom Jesus (Joana D’arc) mantém os cursos: fundamental e de ensino médio. Destaca-se por sua atividade educacional e cultural, além da assistência religiosa e caritativa.
Corpo de Bombeiros 3º Grupamento de Incêndio
O Corpo de Bombeiros da cidade do Rio Grande/RS, fundado em 1918, além de combater e prevenir incêndios dá testemunho de coragem e compromisso com o próximo. Essa Instituição durante muitos anos foi responsável pelo serviço de salva-vidas na praia do Cassino e, atualmente também pela aprovação dos PPCT – de Prevenção do Combate ao Incêndio.
Escola Criança Feliz
Instituição Cinquentenária a Escola Criança Feliz destaca-se por trabalhar o caráter da criança de uma forma leve e comprometida. Sua fundadora a Professora Celma Bulle Nunes, juntamente com duas outras educadoras, idealizaram criar uma escola infantil onde a criança pudesse receber e desenvolver valores morais éticos, religiosos e culturais que a acompanhariam por toda a vida.
Igreja do Salvador
Fundada em 1917, é vinculada à Igreja Anglicana do Brasil. Nesta cidade desenvolveu-se para atender uma forte colônia inglesa e tripulações de navios que frequentam o Porto do Rio Grande. Suas atividades são voltadas não só para a comunidade religiosa específica mas também ao atendimento de menores carentes e famílias necessitadas.
Igreja Nossa Senhora do Carmo (Sociedade Santa Tereza de Jesus)
A devoção a Nossa Senhora do Carmo surgiu nas primeiras décadas da fundação da cidade do Rio Grande, sendo criada a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo e em 1938 foi inaugurada a imponenteIgreja Nossa Senhora do Carmo, ainda sem as agulhas das torres que existem hoje e que foram levantadas posteriormente. Sua indicação foi motivada por além da sua assistência religiosa, também por sua assistência social aos necessitados.
Personalidades
Luiz Carlos da Silva Carvalho
Riograndino de nascimento, o empresário Luiz Carlos da Silva Carvalho sempre colaborou e colabora para o desenvolvimento do Rio Grande.
Luis Fernando KraemerBulsing
Enquanto capitão dos portos do Rio Grande do Sul período de 2017 a 2019, o Capitão do Mar e Guerra, realizou seu trabalho em prol da comunidade riograndina p na área que lhe diz respeito a fiscalização e ao controle do trafego.
Marcelo Mariano Teixeira
Funcionário público do Poder Judiciário da União TRT 4º Região, é riograndino e escoteiro do mar desde 1972, colaborou na formação de verdadeiros cidadãos, participando de inúmeras atividades cívico/comunitárias.
Adilson Scot Hood do Amaral
Natural do município de São José do Norte/RS, o senhor Adilson foi indicado a receber a medalha da Ordem de Silva Paes em virtude do trabalho desenvolvido em prol da comunidade riograndina como diretor da Faculdade de Direito da FURG e como Delegado da Receita Federal.
Alexandre Jesus da Silva Machado
Professor-diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus cidade da FURG e filiado á Loja Maçônica – Cavaleiro da Justiça e Fraternidade do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, o senhor Alexandre procura, além do conhecimento ministrado, levar os jovens a ele confiados a tornarem-se cidadãos operosos e honrados.
Cleuza Maria Sobral Dias
Reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) RS, oportuniza aos universitários, experiências nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão a fim de que se insiram na Comunidade riograndina e colaborem para o desenvolvimento da mesma.
Elaine Miranda Pinheiro
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 1991 e atualmente enfermeira da Instituição, Elaine Miranda Pinheiro destaca-se não só pela competência como também pela maneira solidária com que lida com os pacientes e seus familiares nos momentos de fragilidade humana.
Flávio Humberto Zanon Moron
Proprietário da empresa Sena Madeiras em São José do Norte/RS, fundada em 1999 e desde 2002 com filial na cidade do Rio Grande – RS, o senhor Flávio Humberto ZanonMorond destaca-se por valorizar o processo da madeira serrada. É um empreendedor comprometido com seu tempo e com a comunidade onde se insere. Está empenhado no Pólo Madeireiro com um olhar comunitário.
Jonas Olímpio Pereira
A frente da banda de Música desde 2014, o Suboficial Fuzileiro Naval de Música, Jonas Olímpio Pereira tem a nobre missão de divulgar e ampliar os laços de amizade entre a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 5º Distrito Naval e suasOms com a população riograndina através da música e suas peculiaridades.
Leonardo Puntel
Nascido na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais, o Almirante de Esquadra Leonardo Puntel exerce, atualmente, o cardo de Diretor Geral de Navegação da Marinha do Brasil. Oficial dessa instituição, com extremo zelo e diplomacia atua também na área da educação e formação de pessoas, estimula projetos e iniciativas nesta terra “papareia”.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG