NotíciasRio Grande do Sul

Ospa Live apresenta obras de Bottesini e Amaral Vieira

Daniel Benitz, Marina Figueredo, Carol Argenta, Luiz Guilherme Nóbrega, Tácio César Vieira e Rafael Figueredo

A 22ª edição do Ospa Live encerra o mês de setembro com composições de estilo diversificado, reunindo renomados nomes da história da música e um consagrado repertório de câmara. Para concretizar esse objetivo, no próximo sábado (26/9), às 17h, seis instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e convidados, interpretam Gran quintetto, de Giovanni Bottesini (1821-1889), e Fronteiras – Quinteto para piano e cordas, de José Carlos Amaral Vieira (1952-).

A apresentação fica a cargo de Luiz Guilherme Nóbrega (violino), Carol Argenta (viola), Tácio César Vieira (violoncelo) e Rafael Figueredo (contrabaixo), além de Marina Figueredo (violino) e Daniel Benitz (piano), que se revezam entre as duas obras. O recital é transmitido ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube, diretamente da Casa da Ospa. A direção artística é do maestro Evandro Matté.

Gran quintetto, de Bottesini, foi escrita em 1858, em homenagem ao amigo do compositor Saverio Mercadante. De estilo Romântico, a peça contém um caráter predominantemente dramático, com variações pulsantes e brevemente interrompidas. A peça caminha para um desfecho grandioso, com um tema semelhante a uma marcha.

Compositor multipremiado e autor de mais de 500 obras, Amaral Vieira assumiu em 2000 a cadeira 39 da Academia Brasileira de Música, instituição criada por Villa-Lobos. No ano anterior, sua composição Fronteiras – Quinteto para piano e cordas foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) a melhor obra de câmara.

O projeto Ospa Live busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam recitais, em grupos de câmara, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da Ospa. As exibições são transmitidas ao vivo, sem a presença física do público. Os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo governo do Estado.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Fraport Brasil. Os apoiadores da temporada artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação Ospa e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA LIVE

Quando: sábado (26/9), às 17h
Acesso em bit.ly/ospalive22

PROGRAMA

Giovanni Bottesini (1821-1889)

• Gran quintetto
I. Allegro Moderato
II. Allegro ma non Troppo
III. Adagio
IV. Allegro con Brio

José Carlos Amaral Vieira (1952-)

• Fronteiras – Quinteto para piano e cordas
I. Allegro ma non troppo
II. Lento
III. Molto Vivace
IV. Vivace ma non troppo

APRESENTAÇÃO

Luiz Guilherme Nóbrega (violino)
Marina Figueredo (violino)
Carol Argenta (viola)
Tácio César Vieira (violoncelo)
Rafael Figueredo (contrabaixo)
Daniel Benitz (piano)

Ascom Ospa

Foto: Carol Chaves/Ascom Ospa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.