Pagamentos das medições do Empreendimento Junção e outros pleitos da habitação são discutidos em Brasília
O prefeito Alexandre Lindenmeyer cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (20). Na companhia do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Gilmar Ávila, discutiu temas referentes à pasta, em especial, o Empreendimento Junção.
Em reunião com o secretário Nacional de Habitação, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, Celso Matsuda, os gestores rio-grandinos fizeram um panorama das obras do Empreendimento Junção, o maior empreendimento do Minha Casa Minha Vida Entidades do Brasil. Segundo o titular da SMHARF, há um atraso significativo nos pagamentos das medições da obra, que gera atrasos e impacta diretamente na geração de emprego e renda para os trabalhadores e trabalhadoras que atuam nos canteiros de obras. “Tem medições que os pagamentos já ultrapassam os 60 dias de atraso”, lamenta.
Se o momento é de crise, dificuldades e desafios para os municípios, o cenário que está por vir é ainda mais preocupante. Gilmar Ávila diz que a previsão é que já em 2019 o governo federal deixe de investir mais de 1 bilhão de reais na área da habitação, algo que pode causar sérios impactos para obras e empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, como os erguidos em Rio Grande e região.
O encontro com o secretário Nacional de Habitação Celso Matsuda e no gabinete da secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais Ana Amélia Lemos, com Douglas Velasquez, buscam sensibilizar os gestores nacionais para a reversão desta pauta e reiterar o pedido para que as medições do Junção sejam colocadas em dia. O Empreendimento Junção prevê a construção de 1.120 apartamentos e 156 lotes de casas, com ruas redes de água e esgoto, praça, áreas de lazer, salões de festas e quadras poliesportivas, que irão beneficiar 1.276 famílias. O local da construção, no bairro Junção, preenche um antigo vazio urbano de Rio Grande e configura naquele espaço uma estrutura com novos serviços e equipamentos públicos, como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Estação Rodoviária. Na Capital Federal, o prefeito e o secretário encaminharam, ainda, outras pautas relacionadas ao município, como o Pró-Moradia e o Projeto Orla. A reunião foi com a Assessora de Projetos da Secretaria Nacional de Habitação, Julia Bittencourt.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG