Painel internacional discute parceria entre Brasil e Itália para desenvolvimento do centro sul
Participam representantes do Estado, municípios, universidades, empresários e de comitiva da região italiana da Emilia-Romagna
Começou nesta terça-feira (18), em Camaquã, o 1º Painel Internacional Brasil x Itália para o Desenvolvimento Econômico da Região Centro-Sul do RS. O evento, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), reúne representantes do Estado, municípios, universidades, empresários e de comitiva da região italiana da Emilia-Romagna.
Eles discutem projetos de desenvolvimento capazes de transformar o setor produtivo local a partir da construção de ambientes favoráveis para a formação de conglomerados industriais regionais. Dessa forma, os integrantes da missão italiana apresentaram o trabalho desenvolvido pela Associazioni Clust-ER, Centro Ricerche Produzioni Vegetali e do Fundo Europeu Low Carbon, com foco nos setores agroalimentar, da construção civil, metal mecânico e de energia sustentável.
O vice-presidente da Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul – Brasil, Antônio Carlos Grisci, afirmou que está otimista com a possibilidade de negócios na região. “Os investidores estão procurando oportunidades, têm recursos disponíveis e Camaquã reúne as condições para atrair estes investimentos, como a proximidade com Porto Alegre e com o Porto do Rio Grande”, destacou ele.
SECOM RS
Foto: Divulgação Sdect