Painel reúne os 20 novos indicadores da saúde no RS
Para monitorar e orientar até o final de 2023 as políticas de saúde no Estado e nos municípios do Rio Grande do Sul, está no ar o Painel de Indicadores do Rio Grande do Sul.
Elaborados pela Secretaria da Saúde em conjunto com os municípios e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), os 20 novos indicadores pactuados substituem o rol de indicadores do quadriênio de 2017 a 2021.
São informações, como a ocorrência de mortalidade infantil ou óbitos maternos, que permitirão aos gestores acompanhar as métricas definidas e atualizar dados, segundo explicou o diretor de Planejamento da Secretaria da Saúde, Cristian Guimarães.
“Os municípios, ao acompanhar seus indicadores, qualificam a gestão do SUS tomando decisões com base em informações agrupadas em âmbito municipal, regional ou macrorregional”, explicou. “O indicador é um norte para os municípios pensarem as políticas de saúde. Eles expressam o que está posto no Plano Estadual de Saúde 2020-2023.”
O processo de pactuação dos indicadores estabeleceu metas estaduais, macrorregionais, regionais e municipais, levando em conta não apenas o Plano Estadual de Saúde e a Programação Anual de Saúde 2022 e 2023. As métricas são particulares, envolvendo números, porcentagens ou taxas, dependendo do indicador.
Com os indicadores definidos, a plataforma foi desenvolvida através do painel Business Intelligence para cadastramento de informações e acompanhamento pelos municípios e a população. Termo que em inglês significa Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial, o Business Intelligence é um processo, baseado em tecnologia, para os usuários visualizarem e organizarem dados.
“A partir da definição dos indicadores pactuados, foi feito contato com as áreas técnicas responsáveis e, com o apoio das fichas técnicas dos indicadores, verificou-se a fonte de dados do indicador, a forma de acesso aos dados, filtros aplicados e métodos de cálculo do indicador”, explicou o diretor adjunto do Departamento de Gestão da Tecnologias e Inovação (DGTI) da Secretaria da Saúde, José Henrique Schwanck Hinkel.
→ Painel de Indicadores do Rio Grande do Sul
Ascom SES RS
Foto: Reprodução