NotíciasRio Grande

Pandemia não freou crescimento da produção científica na FURG

Mesmo em trabalho predominantemente remoto, pesquisadores e pesquisadoras mantiveram seu compromisso social

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realiza regulamente o acompanhamento de sua produção científica. Afinal, este é um papel fundamental de uma universidade pública: gerar conhecimento para o avanço das ciências, em todas as áreas, contribuindo para o desenvolvimento e para a melhoria na qualidade da vida das pessoas no território, no país e no mundo. Portanto, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nada mais justo que apresentar alguns resultados desse levantamento.

Recentemente, a Diretoria de Pesquisa (Dipesq) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) fez uma avaliação da produção científica indexada, isto é, aquela que passa por um controle de averiguação quanto à qualidade das revistas e refere-se àquelas revistas bem estabelecidas e com o devido controle e rigor para a publicação dos resultados de pesquisas, seguindo critérios internacionais rigorosos. Dentre os indexadores de publicações, a FURG utiliza o Web of Science™, da Clarivate Analytics, para acompanhamento regular, conforme mostrado no gráfico anexado logo abaixo.

Esta análise gráfica demonstra que a FURG deu um salto em sua produção a partir de 2015, o que se deve à qualificação do quadro de pesquisadores e pesquisadoras, e à ampliação da universidade. Desde então, a universidade dobrou sua produção indexada. A tendência de crescimento anual na produção é de 11,4%, o que demonstra claramente o aumento continuado na produção qualificada, com visibilidade internacional, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Esta mesma análise, aplicada nos anos recentes, também mostra que a pandemia de Covid-19 não impediu que os pesquisadores e pesquisadoras da FURG mantivessem uma taxa crescente na sua produção científica qualificada. Certamente a pandemia tem afetado as atividades científicas de diversas formas, em especial dificultando o acesso aos laboratórios ou ao campo, bem como os contatos presenciais, a interação mais forte entre colegas e discentes, mas não impediu que dados fossem obtidos de outras formas, por exemplo, a partir de estudos teóricos ou de análises preditivas, bem como a divulgação de estudos anteriores que aguardavam a oportunidade para serem finalizados e divulgados através de publicação. Mesmo em tempos difíceis e em trabalho predominantemente remoto, servidores e discentes da FURG mantém seu compromisso social.

Confira no arquivo abaixo o gráfico da produção científica indexada da universidade, em número de artigos publicados por pesquisadores (professores, técnicos e estudantes de todos os níveis) entre 2014 e 2021.

→ Gráfico

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Fernando Halal/Secom FURG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.