Paralisação contra a privatização da Corsan marcou a terça-feira em Rio Grande
Nesta terça-feira (10/08), servidores da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) realizaram paralisação contra a privatização da estatal. A Companhia é responsável pelo abastecimento de água de 317 dos 497 municípios gaúchos.
Em Rio Grande, durante a manhã, estiveram reunidos funcionários, o Diretor Regional Sul do SINDIÁGUA/RS, Fábio Jean Gonçalves e lideranças políticas durante manifestação em frente a Corsan, na rua Vice Almirante Abreu.
O ato foi marcado pela participação do vereador Juquinha (PSB), que é contra a privatização da estatal. Em sua fala, o vereador ressaltou a importância da Corsan na geração de lucro e benefícios para a cidade do Rio Grande. Conforme explicou, “5% dos valores recebidos pelos serviços da água e 100% dos serviços de esgoto ficam em Rio Grande para investimento em extensão de rede e ampliação do esgotamento sanitário”.
Destacou ainda a relevância da atuação política em prol dos que mais precisam, na questão do subsídio cruzado, levando recursos a municípios que não são autossuficientes no tratamento de esgoto e no abastecimento de água.
“Enquanto vereador eleito pelo voto da população para aqueles que mais precisam, estarei em defesa das estatais públicas. E ainda mais uma estatal que dá lucro e traz grandes resultados e benefícios a nossa comunidade.”
Ao final da manhã, foi realizada uma caminhada até a Prefeitura do Rio Grande para protocolar o documento que, conforme apresenta o Diretor Regional Sul do SINDIÁGUA/RS, Fábio Jean Gonçalves, possui os dados necessários para comprovar a condição da estatal manter os serviços.
Jornalista Nicole Soares Corrêa
Foto: Nicole Soares Corrêa