NotíciasRio Grande

Paratleta Vladmi Virgílio toma posse como titular da Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades

Na manhã desta quarta-feira, 4, o paratleta Vladmi Virgílio assumiu a função de Coordenador dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades. O ato de posse aconteceu no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, na Prefeitura Municipal, e contou com a presença do Prefeito Fábio Branco, do Vice-prefeito Sérgio Webber e do Presidente da Câmara dos Vereadores, Filipe Branco, além de secretários municipais.

Ao comentar sobre o convite feito ao paratleta para posse na Coordenadoria, o Prefeito Fábio Branco ressaltou que formalizar a nomeação de Vladmi era algo que “já vinha querendo há algum tempo”. Em sua fala, Branco disse que o convite ao ultramaratonista é também baseado na pessoa que ele representa. “Essa escolha é também pela pessoa que Vladmi é. Alguém que nos mostra que é possível fazer as coisas. Que é possível superar e trabalhar juntos em políticas de inclusão”, disse Branco.

Na oportunidade, além do documento que formalizou a posse de Vladmi, o Prefeito também assinou a Portaria nº 059/2021, que institui uma comissão para a realização de um mapeamento acerca das pessoas com deficiência no Município. Conforme o Prefeito, a proposta é identificar quantas são, quem são e onde estão as pessoas que compõem essa população. Depois disso, a ideia é compreender quais suas necessidades e colocar em prática um plano de ações. “Sabemos que infelizmente não vamos conseguir resolver todas as demandas, mas devemos trabalhar com prioridades”, acrescentou o Chefe do Executivo.

A Portaria apresenta como objetivo geral da comissão, além do mapeamento, definir diretrizes e prioridades para otimizar o atendimento às pessoas com deficiência e atualizar a política municipal neste âmbito.  O grupo de trabalho será formado por representantes de todas as pastas. Para Fábio Branco, a execução de ações que buscam proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com deficiência deve ser feita de forma transversal e integrada entre Coordenadoria e Secretarias. “Convidamos os Secretários para estarem aqui justamente para que fosse o início de uma integração. Para que o Vladmi já saiba com quem pode tratar sobre os assuntos. Ele é o nosso Coordenador e quem vai nos dar as diretrizes para que possamos executar melhorias em todas as áreas.”

Ao tomar a palavra durante a posse, Vladmi agradeceu a todos pelo apoio e mencionou que ter sido convidado para trabalhar na Coordenadoria foi algo emocionante. “Fiquei muito feliz pelo convite que, pra mim, é mais importante que uma medalha. Eu vou dar o meu melhor através da minha experiência. Para que outras pessoas que usam a palavra ‘deficiente’ passem a usar a palavra ‘eficiente’. Eficiente para entrar no mercado de trabalho, para fazer esportes e o que quiser”, falou o novo Coordenador. Por fim, Vladmi descreveu o momento como uma “nova era para que as pessoas possam ter uma vida melhor”.

Vladmi Virgílio dos Santos

O paratleta Vladmi Virgílio Moreira dos Santos, 50 anos, do Rio Grande. Desde a infância, tem a corrida pulsando em suas veias.

Em 1977, no auge de seus sete anos, ele já participava de competições de 1.500 metros até 14 quilômetros por lazer, nos jogos escolares. Aos 16 anos ingressou na carreira militar na Marinha do Brasil e, a partir de 1987, participava dos grupos de atletismo.

Aos 34 anos, em 2004, perdeu a visão devido a uma doença macular incurável e foi na corrida que o paratleta buscou forças para seguir em frente, passando por um processo de aceitação e de transformação de sua vida buscando recuperar sua identidade.

A partir de 2007 como atleta paraolímpico conquistou diversos títulos nacionais e internacionais, sendo seis vezes vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e campeão das Maratonas Internacionais de São Paulo e Santa Catarina, além de campeão nas maratonas de Trieste na Itália, Genebra na Suíça, Amsterdã na Holanda, Berlim na Alemanha e Lisboa em Portugal.

Além disso, as ultramaratonas vieram como um complemento desafiador, quando o paratleta ingressou na modalidade em 2010 durante a Ultramaratona Internacional 24 horas de Santa Maria. Desde então, não parou mais. Vladmi completou o circuito dos quatro desertos mais difíceis do mundo (Atacama, Saara, Gobi e Antártida) e se tornou detentor do melhor tempo do mundo de um atleta paraolímpico na distância de 250 quilômetros em desertos.

Em 2019, o paratleta conquistou seu mais novo recorde mundial: o deficiente visual com maior percurso autônomo no mundo. O fato foi registrado durante a Extremo Sul Ultramarathon, percorrendo 226 quilômetros, na faixa de areia que costeia o extremo sul do País, durante 47h08min.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Richard Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.