Parceria entre a SMEL e SMED viabiliza espaço para desenvolvimento do Projeto Paradesporto
Na última segunda-feira, 01, o secretário interino do Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz, juntamente com o superintendente da SMEL, Deivid Pereira, participou de reunião na Secretaria Municipal de Educação – SMED, onde foi firmada a parceria entre as duas secretarias, na disponibilização do espaço, Estação Cidadania Cultural Lagoa dos Patos, para a prática das atividades esportivas do projeto Paradesporto.
Na ocasião, a Superintendente Pedagógica da SMED, Vânia Cerqueira, acompanhada do Assessor de Educação Física da SMED, Felipe de Oliveira Motta e da Coordenadora e Professora do Projeto Paradesporto, Rosaura Martins Caurio, apresentaram o projeto destacando sua importância tanto para a comunidade, como para os alunos que já fazem parte do mesmo, bem como, manifestaram a necessidade e a carência de um espaço amplo e apropriado para a realização das atividades contempladas no Projeto.
O Projeto Paradesporto
Criado em 2016, objetiva oportunizar o acesso à prática regular de esporte educacional, na modalidade de Atletismo, como forma de inclusão social, direcionado para crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais específicas na cidade do Rio Grande. E desta forma, contribuir na melhora da qualidade de vida, na busca de direitos e na construção da cidadania destas pessoas.
O projeto prevê atividades duas vezes na semana, atendendo alunos com e sem necessidades especiais. As atividades são direcionadas a modalidade de atletismo. Também é disponibilizado, formação sobre temas ligados à Educação Física, Esporte e Pessoas com Deficiência, para as escolas da Rede Municipal de Educação. Em 2020, mesmo com a pandemia, as atividades foram mantidas, porém, adaptadas ao formato online, foram adotados diferentes mecanismos para não perder o contato, evitando deixar de prestar o atendimento aos alunos e seus familiares.
Segundo informações do assessor de Educação Física da SMED, desde sua criação, o projeto vem realizando vários eventos esportivos como: Festival de Mini Atletismo, eventos durante a Semana da Pessoa com Deficiência, Meeting de Atletismo, além de, promover uma das edições do Festival Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro, em Rio Grande, uma conquista do Projeto. “As participações em eventos organizados por instituições de diferentes lugares, também foram muitas ao longo desses 4 anos, como os Paracergs e as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, onde nossos alunos tiveram várias conquistas esportivas, como também conquistas pessoais”, ressaltou Felipe.
O superintendente do Esporte e Lazer, reconhecendo a importância do projeto, entende que para que o mesmo siga suas atividades, se faz necessária a parceria, tendo em vista que o antigo local onde ele estava sendo realizado, o Complexo da Praça Saraiva, encontra-se interditado, impedindo a realização de qualquer atividade no interior dele. Desta forma, a SMEL sente-se muito feliz em poder ajudar e fazer parte desta iniciativa tão valorosa dentro do atletismo. “o projeto é muito bem-vindo e com certeza dará uma vida nova à Estação Cidadania Cultural Lagoa dos Patos.” finalizou Deivid.
Assessoria de Comunicação da SECULT/SMEL
Foto: arquivo da SMED/Arlete Corrêa