Parceria entre FURG e EMEF Prof. Eliézer de Carvalho Rios oferece “Projeto de Resgate de Aprendizagens”
Vivemos uma crise sanitária de proporção global sem precedentes na história atual, que modificou de forma abrupta as relações sociais e, consequentemente, impactou as formas de ensinar e aprender. Neste cenário, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Eliézer de Carvalho Rios, que está localizada no bairro Cassino, após pesquisa sobre o contexto socioeconômico das famílias e condições de acesso à tecnologia, sistematizou o ensino não presencial, antes mesmo da própria validação do calendário letivo de 2020, criando estratégias de aulas síncronas e assíncronas, de acordo com as possibilidades da comunidade escolar.
“Porém, mesmo tendo sido pioneira na implementação do ensino não presencial de emergência, no que se refere a planejamento e estratégias pedagógicas inovadoras, tivemos que repensar o currículo escolar. Portanto, nos preocupamos com as lacunas de aprendizagem geradas por este período prolongado de distanciamento social”, explicou a diretora da Escola, a professora Josiane Satt.
A partir dessa experiência, a EMEF Prof. Eliézer de Carvalho Rios recebeu, de duas professoras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Prof.ª Dr.ª. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves e a Prof.ª Dr.ª Dinah Quesada Beck, o convite para participar do projeto de estágio supervisionado curricular, das estudantes do Curso de Pedagogia.
A proposta de estágio visa atender aos estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental da EMEF Prof. Eliézer de Carvalho Rios e tem como foco o resgate das aprendizagens desenvolvidas no decorrer do ano letivo escolar de 2020. O reforço escolar será oferecido para os(as) estudantes, no contraturno, via plataforma de videoconferência e terá início no dia 23 de março de 2021, contando com a participação de nove estagiárias, as quais já estão inseridas no cotidiano escolar desde o início do quadrimestre.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação