Parceria entre Hospital Universitário, FURG e Inova RS promove inovação em gestão hospitalar
Projeto une teoria e prática para melhorar processos e enfrentar desafios nas licitações
No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), um projeto de extensão uniu estudantes e profissionais em busca de melhorias na gestão hospitalar. A iniciativa envolveu uma análise das licitações desertas e fracassadas, visando a identificar soluções que beneficiem a eficiência do Hospital e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A parceria visa a aproximar teoria e prática, permitindo que os estudantes de Administração atuem em situações reais de gestão hospitalar. Por meio de visitas técnicas, mapeamento de processos e análise de dados, eles desenvolvem habilidades profissionais essenciais, como planejamento, liderança e resolução de problemas. Além disso, o projeto contribui para a melhoria de processos no HU-Furg/Ebserh, tornando a gestão mais eficiente e inovadora”, ressaltou a chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HU-Furg, Emeline Pereira Gusmão.
A disciplina Práticas de Extensão em Administração I, com o projeto de extensão “Gestão Inovadora nas Organizações para o Desenvolvimento do Extremo Sul do Rio Grande do Sul”, é coordenada pela professora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac/FURG), Carolina Magda da Silva Roma. A atividade buscou compreender como fatores locais e regionais influenciam esses resultados e propor soluções para minimizar o problema.
O Projeto Inova RS é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul que busca posicionar o estado como referência global em inovação. Ele promove ações conjuntas entre academia, setor empresarial, sociedade civil e governo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social por meio do aproveitamento dos potenciais regionais.
Troca de conhecimento e impacto na gestão pública
A primeira etapa do projeto envolveu a visita técnica à Gerência Administrativa (GAD) do HU-FURG. Durante essa visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os processos internos do Hospital e, com base no diálogo com os colaboradores, definiram como foco de atuação as licitações desertas e fracassadas. A partir daí, realizaram uma análise de dados reais das licitações do Hospital, identificando itens críticos e investigando as causas dessas ocorrências. Além disso, buscaram propor ações para mitigar esses problemas em outros hospitais da Rede Ebserh, envolvendo um hospital da região Nordeste e dois do Sul, por meio de entrevistas com gestores da área de licitações.
Os estudantes também realizaram um levantamento sobre licitações e a participação de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no setor de saúde, buscando compreender a experiência dos hospitais entrevistados nesse contexto. Por fim, os resultados obtidos foram apresentados à GAD como parte da conclusão das atividades do projeto.
“Ver alunos de graduação mergulhando no universo prático e multidisciplinar de um Hospital Universitário, interagindo com a equipe técnica e propondo, a partir dos desafios identificados, soluções que conversem com a prática e real necessidade da instituição é muito recompensador, e acima de tudo, reforça o caráter formador da instituição. É uma troca de saberes da qual só há ganhos para todos os envolvidos”, afirmou o gerente administrativo, Tomás Dalcin.
Carolina ressaltou a relevância das parcerias para o avanço do projeto, que promove a curricularização da extensão no curso de Administração, envolvendo a participação de sete alunos de diferentes semestres. “Sou extremamente grata pela parceria com o Inova RS e com o HU-Furg. Agradeço a gestora de inovação Tenille Drews, que possibilitou a colaboração com o Hospital, e expresso minha gratidão pela excelente recepção e suporte que tivemos de todos os membros da equipe do HU-Furg no transcorrer das nossas atividades”, disse.
Os resultados do projeto, apresentados em 27 de janeiro, têm impacto direto na aquisição de insumos e serviços, mas também refletem em diversas áreas do Hospital. “Setores como infraestrutura, logística, farmácia hospitalar e atendimento ao paciente são beneficiados por processos mais ágeis e bem estruturados. Isso reforça o compromisso do HU-Furg com a inovação e a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, ressaltou Emeline.
A docente Carolina também destacou os impactos do projeto para os alunos e para a comunidade. “Para os estudantes, foi uma grande oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade e de vivenciar situações reais enfrentadas por gestores na área hospitalar”, afirmou. Já para a comunidade, os resultados do trabalho contribuem para o aperfeiçoamento das práticas de gestão e o fortalecimento da economia local. “Sabendo da demanda do HU-Furg e da importância das MPEs para a economia, para o segundo ciclo do nosso projeto iremos focar em aprofundar nosso entendimento de fatores críticos para a participação das MPEs locais nas licitações do Hospital”, completou.
O projeto envolveu diversos profissionais do HU-Furg. Pela Gerência Administrativa (GAD), participaram o gerente administrativo e os chefes da Divisão de Administração e Finanças, Marcelo Haudt da Silva; do Setor de Administração, Francielle da Silveira Pereira; e da Unidade de Compras e Licitações, Ewerton da Silva Quartieri. Já pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), além de Emeline, participaram os chefes da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, Pedro Baptista dos Santos; do Setor de Gestão do Ensino, André de Oliveira Teixeira; e do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, Luis Fernando Guerreiro.
Colaboração interdisciplinar no HU-Furg
“O ambiente hospitalar oferece múltiplas oportunidades para projetos de extensão, ensino, pesquisa e inovação. Essas vivências enriquecem a formação dos alunos e geram impacto social positivo”, disse Emeline. Já Carolina ressaltou que “Esse tipo de cooperação fortalece não só os alunos, mas também a sociedade como um todo, ao usufruir do conhecimento gerado na Universidade”.
O HU-Furg está aberto à colaboração com cursos de diversas áreas do conhecimento, além da saúde. O Hospital oferece oportunidades para projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação em áreas como Administração, Engenharias, Gestão Ambiental, Contabilidade e Tecnologia da Informação. Essa abertura está alinhada à política de ‘curricularização da extensão’ das universidades federais, que visa integrar atividades de extensão à formação dos estudantes.
Esses projetos permitem aos alunos desenvolverem soluções práticas e interdisciplinares, abordando temas como melhorias em gestão, infraestrutura, sistemas de informação e sustentabilidade. A participação em iniciativas que gerem impacto social contribui para a qualidade dos serviços hospitalares e proporciona um aprendizado, tanto para os estudantes quanto para a comunidade atendida.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Foto: Andreia Pires – HU-Furg/Ebserh
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp