Parceria entre Prefeitura e FURG se destaca no combate à pandemia
Com mais de 40 dias sob a influência da pandemia do novo coronavírus no município rio-grandino, uma das grandes parcerias firmadas na cidade visando ao enfrentamento desse vírus, desde o início das ocorrências, foi entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As ações são diversas e podem ser visualizadas na Internet nos sites das duas instituições, assim como no dia a dia da população.
Exemplos dessa união em prol da população do Rio Grande são variados: Pandemia com Empatia, Telecovid-19, Portal e-commerce, aquisição de testes e a Rede Acolher. Para o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, o contexto imposto pela pandemia da Covid-19 é inédito e extremamente desafiador para toda a sociedade. Neste sentido, “é fundamental que a capacidade instalada em termos de pessoal e infraestrutura no serviço público seja direcionada à proteção e cuidado da população, visando à preservação da vida”.
Giroldo recorda que a FURG sempre teve uma profunda relação de trabalho com o Executivo Municipal, em todas as gestões, “e não tem sido diferente com o prefeito Alexandre Lindenmeyer”. Afirma que “a universidade tem uma cultura institucional de compromisso com o desenvolvimento territorial e, portanto, a parceria com a Prefeitura é fundamental para que as ações promovidas pela FURG alcancem a sociedade”.
Na opinião do prefeito Alexandre Lindenmeyer, a FURG tem sido de grande relevância ao longo de sua existência e na história do município do Rio Grande. Ele afirma que, no momento em que se vive uma crise humanitária, fruto de uma pandemia mundial, “a Universidade, mais uma vez, se destaca como protagonista e parceira de ações que trabalham na prevenção e diminuição dos impactos gerados por esse vírus e contribuiu de diversas formas, seja no Comitê Técnico em Saúde, que discute ações que tratam do desenvolvimento econômico e social, apresentando estudos e orientações para mitigar o aumento da pandemia, como num conjunto de outras ações”.
O prefeito acentua que “o momento é adverso para a humanidade e se faz presente, também, no Rio Grande, por isso é importante registrar a participação da FURG, agora e ao longo da história, sempre em favor da comunidade”. Para ele, há uma complexidade na situação atual, mas “com o envolvimento de instituições como a FURG, teremos menor impacto possível no nosso meio”.
Em tempos de Covid-19, a parceria FURG-Prefeitura tem sido ainda mais intensa em muitas frentes, como assistência social, produção de informação, dispositivos tecnológicos variados, fabricação de EPIs e antissépticos, dentre outras. Conforme Danilo Giroldo, “observar o comprometimento de tantos servidores e estudantes é um grande alento à dificuldade imposta pela pandemia e reforça o valor das universidades públicas para a sociedade”. Ele diz não ter dúvidas que “a existência de uma universidade pública, comprometida e qualificada como a FURG, é um ativo fundamental para qualquer território”.
O vice-reitor não elenca uma ou outra ação como sendo a mais significativa nessa parceria com a Prefeitura, mas lembrou que todas as ações estão divulgadas no portal da FURG (https://www.furg.br/coronavirus) e são fundamentais, sendo muito difícil identificar as mais significativas. Citou que “as parcerias mais intensas com a Prefeitura foram na construção do portal http://www.riogrande.rs.gov.br/corona/ e do sistema de tele triagem TeleCovid19, bem como nas ações de assistência social e na participação de profissionais da universidade nos Comitês de suporte à decisão da prefeitura no contexto da pandemia.
Por outro lado, as duas secretarias de Comunicação (Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura e Secom-FURG) estão trabalhando de forma transversal desde o início da pandemia na produção de conteúdos. Os materiais produzidos são compartilhados nos veículos oficiais de ambas instituições (FURG e Prefeitura).
Ações em parceria
A Pandemia com Empatia é uma campanha de arrecadação de recursos cujos valores das doações serão revertidos em alimentos, materiais de higiene, vestuários e outros itens para moradores em situação de rua e à população em vulnerabilidade social. Até agora, foram arrecadados mais de R$ 26 mil. Para doar, acesse esse link http://www.riogrande.rs.gov.br/corona/?page_id=134756#comoDoar .
O Telecovid-19 é uma Central de Triagem e foi lançada com objetivo de prover um sistema de triagem à distância para evitar o deslocamento de pacientes às unidades de Saúde. Foi lançado pela FURG e Prefeitura, na última segunda-feira (27), em parceria com a Prefeitura do Rio Grande.
Já o Portal E-commerce é um site com inúmeras informações a respeito do Coronavírus, como notícias oficiais sobre os impactos da doença em nosso município e os decretos do Executivo Municipal. No site, estão mapeadas todas as unidades de saúde de nosso município, assim como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), vinculados a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS).
A FURG é uma das principais instituições da Prefeitura na parceira para a Rede Acolher, que auxilia na coleta de doações para a Operação Acolhimento. A ação da Prefeitura do Rio Grande tem como objetivo acolher a população em situação de rua do município para evitar a propagação do novo coronavírus e da Covid-19.
As doações para a Rede Acolher podem ser feitas para três locais distintos, conforme os itens:
– Materiais de limpeza e higiene devem ser entregues à Defesa Civil, localizada na Rua Buarque de Macedo – antiga Estação Ferroviária –, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
– Alimentos não perecíveis podem ser entregues em toda a rede de supermercados de Rio Grande, no horário de funcionamento de cada;
– Vestuário, roupa de cama e banho devem ser entregues ao Banco de Vestuário, localizado no Armazém A-2 do Porto Velho, na rua Riachuelo, de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h.
Aquisição de testes
No começo de abril, a FURG e a direção do HU-FURG/Ebserh participaram de reunião com a Prefeitura, o Ministério Público Estadual, o Porto do Rio Grande, empresários e entidades empresariais, como o Centro de Indústrias, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Câmara do Comércio para planejarem a compra de cerca de 6,5 mil testes rápidos. Em conjunto com os já adquiridos pela Prefeitura (1,5), somariam 8 mil testes rápidos, número apontado como adequado pela equipe especializada do HU para o município.
Outra ações
Confira abaixo outras ações relevantes que a FURG está desenvolvendo, nestes últimos dias, tanto com a Prefeitura como com outras entidades e que auxiliam no combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) no município:
– produção de álcool glicerinado;
– produção de máscaras face shield;
– confecção de aventais e máscaras;
– desenvolvimento de uma pia portátil automatizada;
– desenvolvimento de plataforma de vendas online para pequenos negócios;
– automatização dos respiradores do HU-FURG/Ebserh;
– desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento e mapeamento de casos de Covid-19 em Rio Grande;
– parceria com startups, Secretaria de Município de Saúde e hospitais para desenvolver um sistema de tele-triagem;
– desenvolvimento de um portal integrador com informações e serviços ao município relativos à Covid-19;
– campanhas de doação de insumos, EPIs, alimentos e materiais de higiene em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande e entidades empresariais;
– apoio para deslocamento de estudantes em situação de vulnerabilidade para outros municípios e estados, a fim de retornarem para as suas famílias;
– disponibilização de refeições (marmitas), pelo restaurante universitário, para os estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e moradores das Casas do Estudante Universitário;
– desenvolvimento do projeto “Janelas Musicais”, ação conjunta da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Secretaria de Comunicação Social;
– desenvolvimento do projeto “Tele-Acolhimento Social” com o Serviço Social do CAIC/FURG;
– realização de exames diagnósticos para COVID19 tanto por testes moleculares, como sorológicos.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação