Parceria entre SJCDH, Fase e Sebrae disponibilizará oficinas de empreendedorismo aos jovens das fundações
O Sebrae RS, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH ) e a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) assinaram nesta quarta-feira (21/10), um convênio para implementar ações de desenvolvimento de competências empreendedoras por meio dos cursos e oficinas de empreendedorismo para os jovens dos seis Centros da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD/RS) e dos 13 Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) da Fase.
Na Fase, até o fim de 2021, os jovens serão capacitados nas Oficinas Jovem Empreendedor no Campo e Crescendo e Empreendendo. As unidades de Uruguaiana e Santo Ângelo já têm iniciativas de capacitação dos jovens neste ano. O projeto também será focado no desenvolvimento da capacitação de professores das escolas estaduais inseridas nos Cases e de trabalhadores públicos (presencial e/ou via EAD), visando a execução de oficinas com os jovens atendidos pelas unidades.
“Nossa expectativa é tornar a capacitação destes jovens empreendedores uma rotina nas unidades, como algo contínuo e sistemático, considerando as características de cada uma delas”, disse o presidente da Fase, Antônio Carlos Rocha Almeida.
Já no POD serão realizadas, até dezembro de 2020, duas Jornadas Empreendedoras com seis oficinas nas temáticas do Empreendedorismo, Competências para o Futuro, Comunicação e Relações Humanas. Serão turmas-piloto para que a iniciativa seja replicada para mais jovens do programa até o final do convênio.
“O grande objetivo é inspirar os jovens a serem protagonistas da própria história, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo”, destaca a gestora de Políticas Públicas do Sebrae RS, Kamille Schmidt These.
O Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, aproveitou a ocasião para destacar que a secretaria investe no desenvolvimento de novas políticas públicas que possibilitem aos jovens preparo para o mercado de trabalho. “Pensamos não apenas na capacitação desses futuros profissionais, mas também no desenvolvimento de diferentes habilidades e competências para as suas profissões”, disse Hauschild.
Participaram da assinatura o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, o diretor de Administração e Finanças, Marco Aurélio Paradeda, a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaina Zago de Medeiros, o chefe de gabinete da Diretoria Técnica do Sebrae Nacional, Alexandro Machado, o Secretário Hauschild e o presidente da Fase, Antônio Carlos Rocha Almeida, além de outras autoridades.
Ascom Sebrae RS
Foto: Divulgação