Parlamentares, reitores e entidades se unem em defesa da universidade pública
Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais foi relançada ontem em Brasília
Setenta e cinco parlamentares, entre deputados e senadores, relançaram nesta quarta, 24, em Brasília, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais. Presidida pela deputada federal Margarida Salomão, que é também ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, a iniciativa conta com apoio suprapartidário.
Além dos parlamentares, participaram do ato de lançamento representantes de entidades como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), a Associação Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).
Temas como a importância da universidade como patrimônio do povo brasileiro, sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país, e para a formação de profissionais e de atendimento à população foram ressaltados. A liberdade de cátedra e do respeito à democracia nas instituições também.
A reitora da FURG, professora Cleuza Sobral Dias, que participou do relançamento, observa também os aspectos ligados ao orçamento para manutenção das atividades universidades. “Esse ato foi relevante e apropriado para o momento que estamos vivenciando. Além de um tema básico que é a autonomia das universidades, a questão orçamentária foi fundamental nas discussões. O orçamento que temos para 2019 já é bastante reduzido, e ainda há a previsão de corte de 25% para este ano”. Os cortes de orçamento impactam não apenas as instituições, mas toda a comunidade. “Neste momento, a FURG e demais universidades estão precisando reduzir despesas de custeio, o que implica na redução de serviços de apoio que são essenciais”.
Defender a universidade é defender o desenvolvimento
O ato de lançamento, que foi realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, contou com a apresentação de um vídeo com uma síntese das atividades desenvolvidas nos mais de 330 campi universitários e 16 colégios de aplicação da rede federal. A deputada Margarida Salomão destacou a importância da produção como documento para desmentir falsas informações, e ajudar no entendimento da grandiosidade que é a universidade pública. Assista ao vídeo.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Divulgação