Partage Rio Grande apoia ações do Abril Azul, mês de conscientização do Autismo
O shopping conta com um espaço da Associação TEA’amo, que acolhe as famílias
No mês de abril, as cores se fundem em tons de azul pela importância que essa cor carrega para milhares de famílias em todo o mundo. Em Rio Grande, a conscientização sobre o autismo ganha destaque, principalmente através das iniciativas da Associação Transtorno do Espectro Autista Amigo e Mães Organizadas (TEA’amo). O grupo tem desempenhado um papel crucial na acolhida e orientação de famílias que lidam com o espectro do autismo.
Em 2023, o Partage Rio Grande abriu suas portas cedendo uma sala para que a TEA’amo pudesse realizar seu trabalho de apoio às famílias. Desde então, o grupo tem sido um farol de esperança e orientação para aqueles que buscam compreensão e assistência em meio aos desafios do autismo.
O dia 2 de abril, mundialmente reconhecido como o Dia de Conscientização sobre o Autismo, foi marcado por uma série de ações em todo o mundo. A data é – anualmente – dedicada a amplificar as vozes daqueles que vivem com o espectro, bem como a sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão e do respeito. No entanto, para as famílias atípicas, o autismo não se limita a esse único dia, é uma jornada diária, repleta de desafios.
“Atualmente, a TEA’amo presta assistência a mais de 160 famílias em acompanhamento direto, oferecendo apoio emocional, informações sobre direitos e acesso a serviços da rede pública. Além disso, auxilia mais 315 famílias com informações essenciais para garantir que seus entes queridos tenham acesso a serviços e cuidados adequados” relembra Fátima Silva, presidente da Associação TEA’amo.
Em Rio Grande, as formas de atendimento para autistas abrangem uma rede diversificada de serviços. Após o diagnóstico, as famílias são direcionadas para unidades básicas de saúde (UBS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), escolas especializadas e programas como o TEAcolhe. A colaboração com parceiros da associação também é fundamental para oferecer suporte abrangente e personalizado.
O diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e no bemestar das crianças autistas. “O diagnóstico é feito através de consulta com o médico neurologista, neuropediatra e pode ser fornecido pelo psiquiatra ou psiquiatra infantil”, explica Fátima Silva. “É de extrema importância diagnosticar da forma mais precoce possível para iniciar as intervenções terapêuticas e obter um melhor desenvolvimento da criança. Sabemos que o autismo é um espectro e que cada indivíduo pode apresentar diferentes características. Acreditamos que a informação é o meio mais rápido para que as famílias possam perceber pequenas alterações emocionais ou comportamentais e procurar ajuda. Nós, da TEA’amo, estamos aqui para isso.”
Assessoria de Comunicação Partage Shopping Rio Grande
Foto: Partage Shopping Rio Grande
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp