NotíciasRio Grande

Partage Rio Grande e Clínica Amaral promovem mutirão de testes oftalmológicos no sábado (21) para prevenção do retinoblastoma

O público-alvo da ação são crianças de 0 a 5 anos de idade

No próximo sábado, 21 de outubro, a cidade de Rio Grande receberá uma iniciativa importante para a saúde ocular infantil. O Partage Rio Grande e a Clínica Amaral, em colaboração com a médica oftalmologista Dra. Bruna Amaral, unirão forças para promover um mutirão de testes oftalmológicos com o objetivo de conscientizar e alertar sobre a importância do diagnóstico preventivo do retinoblastoma, um raro tumor ocular que acomete crianças com idades que variam de 0 a 5 anos.

O evento, que começa a partir das 13h, conta com o apoio da Secretaria de Município da Saúde e oferecerá testes oftalmológicos gratuitos a crianças da região. A inciativa tem como foco principal o retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que, embora raro, representa uma ameaça significativa para a saúde das crianças. O retinoblastoma é responsável por cerca de 3% dos casos de câncer infantil e chega a atingir aproximadamente 400 crianças por ano no Brasil.

Dra. Bruna Amaral, a médica oftalmologista que lidera a ação, ressalta a importância do diagnóstico precoce:

“Nessa campanha faremos o teste do olhinho, que é capaz de identificar doenças graves como o retinoblastoma. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maior a chance de cura. Até 90% dos tumores descobertos no início podem ser curados. Portanto, é crucial que as pessoas saibam identificar algumas alterações oftalmológicas, como o olhinho branco e o estrabismo. Sempre que esses sinais forem observados, é fundamental levar a criança a um oftalmologista.”

O retinoblastoma pode se apresentar em três formas distintas:

  • Unilateral: afeta um olho e representa entre 60% e 75% dos casos. Desses, 85% são da forma esporádica da doença, e os demais são casos hereditários.
  • Bilateral: afeta ambos os olhos, sendo quase sempre de natureza hereditária. Geralmente é diagnosticado em uma idade mais precoce que o retinoblastoma unilateral.
  • PNET (tumor neuroectodérmico primitivo) ou retinoblastoma trilateral: ocorre quando um tumor associado se forma nas células nervosas primitivas do cérebro. Esse tipo afeta apenas crianças com retinoblastoma hereditário bilateral.

É crucial destacar que todo bebê deve realizar o Teste do Olhinho após o nascimento e repeti-lo com frequência até os 5 anos de idade, faixa etária mais vulnerável ao retinoblastoma. Esse exame é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Zelionara Branco, da Secretaria de Saúde de Rio Grande, enfatiza a importância da ação:

“Será possível fazer uma identificação precoce, um rastreamento. Estima-se que no país existam 400 casos de retinoblastoma, e quanto mais cedo for identificado, mais eficaz será a prevenção. Esta é uma iniciativa que, sem dúvida, contribuirá significativamente para o sistema de saúde do nosso município.”

Assessoria de Comunicação Partage Shopping Rio Grande

Foto: Partage Shopping Rio Grande

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.