Passo a passo, e sob observância de medidas sanitárias, obras públicas estão sendo retomadas em Rio Grande
A retomada foi anunciada pelo Município no início deste mês. Ela só está sendo possível porque as empresas responsáveis pelos contratos assinaram um Termo de Compromisso e Segurança, elaborado pela municipalidade. O documento estabelece uma série de cuidados para segurança, prevenção e controle da pandemia do coronavírus a serem implantados pelas empresas no âmbito dos canteiros de obras, e até mesmo fora deles, como a garantia de transporte seguro aos funcionários, nos casos das empresas em que os trabalhadores não utilizam o transporte público.
São mais de 20 obras em processo de reinício no município, entre obras já reiniciadas, aguardando ordem de início e com plano de ação sob análise. Dentre elas, vale destacar os serviços de infraestrutura (pavimentação e drenagem) retomados no Bairro Getúlio Vargas, a pavimentação e drenagens também da Rua São José do Norte, na Vila Maria José/Humaitá (com 80% de execução) e a Quadra Poliesportiva da EMEF Zenir (73% de execução/foto), também no Humaitá. A listagem completa das obras em processo de retomada pode ser consultada ao final da matéria.
A secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura (GPPE), Andréa Santos, argumenta que a retomada gradual das obras é também uma forma de enfrentamento da administração municipal à crise sanitária. “É outro passo que a municipalidade dá para o enfrentamento da crise sanitária, na medida em que a retomada dos serviços nos canteiros nos possibilitam retomar empregos e gerar renda. Mesmo que não seja no tamanho em que gostaríamos, uma vez que o município está promovendo essa retomada com toda a cautela, cuidado e medidas prevenção fundamentais”, assevera Andréa.
Para a retomada das obras, além da assinatura do termo mencionado, as empresas apresentam à Vigilância em Saúde um Plano de Ação, com o qual se comprometem à execução diária. A Prefeitura, por seu turno, criou um Grupo de Educação em Saúde para Acompanhamento nas Obras Públicas, a quem compete analisar a adequação desses planos e a sua real aplicação.
Antes do reinício das obras o grupo realiza uma capacitação, uma sensibilização inicial junto aos trabalhadores. Depois disso, semanalmente, a equipe, na qual está inclusa também uma enfermeira, visita as instalações para vistoriar se as medidas sanitárias estão sendo adequadamente cumpridas. Se durante as fiscalizações forem identificados descumprimentos, a empresa responsável pela obra será notificada pela Prefeitura. Três notificações significam a suspensão automática dos serviços no local.
São vinte medidas de prevenção contra a COVID-19 e protocolos de ação em casos de contaminação ou suspeita de contaminação que estão descritos no documento para cumprimento obrigatório. Alguns exemplos dos novos cuidados que as empresas e trabalhadores devem seguir são: medição de temperatura, utilização de máscaras, álcool em gel 70%, cuidados de higiene e limpeza das pessoas, dos espaços de trabalho e dos EPIs, segurança no processo de alimentação, assim como relatório diário das atividades de prevenção realizadas no canteiro. As empresas também poderão adotar revezamento de turnos, redução e alterações de jornadas para reduzir contatos físicos e a permanência de várias pessoas nos mesmos ambientes.
Obras
- Reforma e Pintura do Centro de Formação Escola Viva
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 74,50%. Status: reinício autorizado.
- EMEF Santa Rosa
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 86,00%. Status: reinício autorizado.
- EMEI Camping
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO DA OBRA: 68,02%. Status: reinício autorizado.
- EMEI ABC IX
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO DA OBRA: 58,38%. Status: reinício autorizado.
- Quadra Poliesportiva da EMEF Zenir de Souza Braga
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 73,08%. Status: reinício autorizado.
- Muro no entorno da quadra e EMEF Assis Brasil
Status da obra: aguardando ordem de início.
- CIE
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 25,37%. Status: reinício autorizado.
- Reforma da Antiga Rodoviária
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 32,23%. Status: reinício autorizado.
- Ruas Vidal de Negreiros e Vieira de Castro
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 16,62%. Status: reinício autorizado.
- Rua São José do Norte
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 80,01%. Status: reinício autorizado.
- Complexo Junção
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 53,80%. Status: reinício autorizado.
- BGV
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 13,04%. Status: reinício autorizado.
- Requalificação do Rincão da Cebola
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 66,87%. Status: reinício autorizado.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: GPPE