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Pautas de infraestrutura para Rio Grande são discutidas em reunião com o DNIT

Ligação rodoviária entre Rio Grande e São José do Norte, obras de duplicação no Lote 4 da BR-392, obras de recuperação da estrutura da antiga ponte sobre o Canal São Gonçalo, e a viabilização da Hidrovia Brasil-Uruguai na Lagoa Mirim: estas foram as pautas discutidas em reunião realizada na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na Capital Federal, na manhã dia 10 de Maio.

A reunião com o Diretor-Executivo do DNIT, Fabrício Galvão, ocorrida em Brasília na última terça-feira contou com a presença de diversas autoridades representando municípios de nossa região. Estiveram presentes na reunião os deputados federais, Alexandre Lindenmeyer e Daniel Trzeciak, juntamente do ex-prefeito da cidade do Rio Grande a atual Secretário-Executivo de Assuntos Institucionais do RS, Janir Branco, a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, e o prefeito de Turuçu, Ivan Scherdien. Representando o Executivo e o Legislativo Municipal estiveram presentes o Secretário de Município de Relações Institucionais, Assuntos Internacionais e Parcerias Público Privadas, Cláudio Diaz, e o atual Presidente da Câmara Rio-grandina, Vereador Júlio César Silva, respectivamente.

Com sinalização positiva do Governo Federal para a retomada, a conclusão e o início de novas obras de infraestrutura na região, as autoridades locais presentes saíram do encontro com otimismo. A conclusão da duplicação do Lote 4 da BR-392, amplamente discutida na reunião, tinha previsão inicial de entrega para o ano de 2014 e a retomada do projeto foi vista com boa perspectiva.

Segundo Diaz, o Executivo Municipal apoia a retomada imediata das obras no chamado Lote 4 da BR-392, salientando que neste momento é fundamental a duplicação desta importante via que é ligação direta ao porto do município. O secretário avalia como positiva a reunião e aponta que a duplicação melhorará o trânsito no local e resultará na redução de acidentes, alguns destes com vítimas fatais. Para Diaz, “é fundamental que a duplicação seja realizada o mais rápido possível e com obra de menor valor”, já que o projeto aprovado pelo Governo Federal ainda na década passada para esta obra está orçado na casa de bilhões de reais.

Para o Presidente da Câmara de Vereadores da cidade do Rio Grande, “a reunião foi muito importante por tratar de obras de infraestrutura que são essenciais para o desenvolvimento da nossa região”. Muitas delas são pautas antigas que precisam ser efetivamente resolvidas e notamos boa vontade em encaminhar seu andamento, salientou o vereador Júlio César. “A execução destas obras trará um grande ciclo de desenvolvimento, não só para o município do Rio Grande, como para a região”, afirmou.

Ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte

Segundo anunciado pelo DNIT na reunião, os recursos para licitar e contratar empresa que desenvolva o projeto executivo da nova ponte já estão garantidos. Esta licitação deve ser lançada no segundo semestre de 2023, e após este trâmite deverão começar as tratativas para a captação de recursos para a execução da obra. O estudo de viabilidade para a construção da ponte, etapa prévia a o projeto executivo, foi entregue ao órgão no mês de março deste ano.

Recuperação da antiga ponte sobre o Canal São Gonçalo

Liberação do processo de licitação para a contratação de empresa que realize o projeto executivo para recuperação da antiga ponte sobre o Canal São Gonçalo está em fase final.

Conclusão das obras de duplicação da BR-116

Foi anunciado o repasse de R$280 mi para as obras de duplicação ainda para este ano. O órgão anunciou a previsão de outro repasse no valor de R$200 mi para o ano que vem, totalizando R$480 mi até a entrega da obra. No momento, a duplicação da BR-116 no trecho entre Pelotas e Guaíba tem 70% de sua obra concluída. A entrega final da obra está prevista para o final do ano de 2024.

Hidrovia da Lagoa Mirim – Brasil/Uruguai

Sinalização positiva para a licitação das obras de dragagem. Demanda antiga das lideranças da região que pode trazer um incremento nas receitas locais com a movimentação de cargas agrícolas vindas do país vizinho.

Ferrovia Sul-Norte

Investimentos na malha ferroviária da região oportunizando a ampliação do total de cargas movimentadas pelo porto do Rio Grande (terminais públicos e privados) a partir da melhor exploração deste modal de transporte.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

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