Prefeito Alexandre Lindenmeyer anuncia flexibilização do comércio em Rio Grande
No início da tarde desta terça-feira (26/05), o prefeito Alexandre Lindenmeyer anunciou alterações com medidas de flexibilização do comércio na cidade do Rio Grande. As medidas são válidas a partir desta quarta-feira (27/05) com exceção da abertura de restaurantes e academias que será permitida a partir de sexta (29/05).
De acordo com Lindenmeyer a decisão para a flexibilização leva em consideração algumas variáveis, entre elas:
- A discussão com o Comitê Técnico de Saúde, o funcionamento do telecovid, o espaço de triagem.
- O credenciamento pelo Governo Federal de 10 leitos no Hospital de Cardiologia da Santa Casa.
- O custeio, mediante acordo com o empresariado, por parte do Estado de mais 10 leitos.
- O recebimento na primeira quinzena de junho de leitos intensivos e de retaguarda na UPA da Junção.
Decreto 17.172 de 26 de maio de 2020
Destacando a imposição da quarentena como essencial para trabalhadores que sejam contratados e oriundos de outros municípios.
Apresentando progressividade de crescimento de liberação de pessoas por m² chegando de 2 até 30 pessoas incluindo clientes e atendentes. Como por exemplo, 29 pessoas para estabelecimentos de até 950 m², 30 pessoas para estabelecimento de 1000 m² ou mais.
Os restaurantes poderão abrir das 11h às 14h e das 18h às 21h, limitada a 30% da capacidade permitida, além da observação das condições sanitárias.
Para academias, escolas de natação, estúdio de pilates, ginásios e clubes está autorizado o funcionamento com atividade restrita de 1 praticante e o profissional que oriente a prática. Limitada ao período máximo de 45 minutos. Obedecendo ainda, todas as medidas estabelecidas como por exemplo, os estabelecimentos deverão manter as equipes reduzidas de trabalhadores no limite de 25% do seu quadro funcional de forma simultânea.
O decreto estabelece a reabertura dos shoppings com horário de funcionamento reduzido de 12h às 20h com no máximo 30% da sua força de trabalho, respeitando o número de pessoas nos ambientes por m². Também deverão ser obedecidas medidas sanitárias com prática de segurança nas praças de alimentação. Estão vedadas atividades em cinemas, teatros, bares, casas noturnas e similares.
Em sua manifestação, o prefeito destacou: “A importância da utilização de máscaras com o comprometimento da população neste momento”.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Divulgação PMRG